Profissionais destacam importância da pesquisa para o mercado

A relação entre a investigação científica e o mercado revela-se muito estreita do que se imagina. Para mostrar como esta articulação se manifesta do dia a dia corporativo, profissionais de diferentes setores conversam com estudantes de Comunicação na quinta-feira da próxima semana (26), das 13h às 19h.

Organizado pela professora Luisa Mello, o encontro é uma sequência do seminário A pesquisa no dia a dia do profissional de comunicação. Três ex-alunos da PUC-Rio em destaque no mercado vão conversar com alunas e alunos de Estudos de Mídia e Jornalismo:

às 13h, o escritor e produtor multimídia Philipe Rabelo, que trabalhou para o Comitê Olímpico e para o SporTV nos Jogos do Rio e de Tóquio, respectivamente;

às 15h, o também escritor e jornalista Edu Carvalho, colunista da UOL Ecoa e da Maré de Notícia, que atuou na Globo, na CNN e na revista Época;

às 17h, a jornalista Karolaine Silva, produtora do Domingo Espetacular, da Record, formada em 2020 pela PUC-Rio.

"O objetivo dessa jornada de conversas é destacar, para os alunos de Estudos de Mídia e de Jornalismo, a importância de fazer uma boa pesquisa para o ambiente profissional. Não há atividade em comunicação que não envolva pesquisa", observa a professora Luísa Mello. Ela completa:

"Os métodos e técnicas da pesquisa científica podem facilitar, e muito, o trabalho de quem está o campo da comunicação. Na publicidade e no jornalismo, por exemplo, trabalha-se cada vez mais com dados de pesquisa. No audiovisual, pesquisa-se o tempo todo. Nos trabalhos de comunicação e tecnologia, nem se fala. Então, esse encontro com profissionais bem-sucedidos vai mostrar a sinergia entre a vida acadêmica e o mercado de trabalho, especialmente como as técnicas de pesquisa são utilizadas e valorizadas no mercado".

A iniciativa alinha-se às renovações curriculares dos cursos de Estudos de Mídia e Jornalismo, voltadas à formação de profissionais polivalentes, qualificados para atuar em diferentes modelos de produção e negócios. "Queremos mostrar aos estudantes como o rigor e os métodos da pesquisa acadêmica são úteis também às práticas de mercado. Esses procedimentos se convertem em diferenciais para o mercado, porque o dia a dia do profissional de comunicação se baseia em pesquisa", reitera Luisa.