Professor Eduardo Morettin fará palestra sobre a importância da memória audiovisual

O professor Eduardo Morettin, da Universidade de São Paulo (USP), foi o convidado para ministrar a Aula Inaugural do Departamento de Comunicação da PUC-Rio, no próximo dia 13 de setembro, segunda-feira, às 11h. O tema da palestra é “A importância da Memória: Cinema, Arquivos e História”. Professor de História do Audiovisual da Escola de Comunicações e Artes da USP, Eduardo Morettin graduou-se em História, fez mestrado em Artes e doutorado em Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, e realizou pós-doutorado na Université Paris I.

Ao justificar o convite para o professor Morettin, a diretora do Departamento de Comunicação, Tatiana Siciliano, destacou a importância do debate sobre os acervos para a construção da memória e os diversos olhares que permitam reconstruir as múltiplas perspectivas da história de um país.

— Um país que não conserva, preserva e permite acesso a todas as imagens que produziu é um país sem capacidade de produzir pesquisas e organizar pautas futuras que conduzam ao desenvolvimento do seu potencial criativo e inovador.

Como exemplo, a professora cita o recente incêndio em um dos maiores acervos audiovisuais da América Latina, a Cinemateca Brasileira, algo que, segundo ela, previsível devido à falta de investimento e interesse do poder público. Para Tatiana Siciliano, situações como essa apontam a importância de se falar sobre o assunto.

— Nesse contexto, nada melhor do que ouvirmos Eduardo Morettin, um pesquisador que alia o conhecimento acadêmico no intercruzamento de olhares da História e do audiovisual, e que sempre colocou o seu saber a serviço das instituições culturais. A defesa pela democracia também passa pela preservação da memória e dos acervos audiovisuais — concluiu a diretora do Departamento de Comunicação.

Entre outras publicações no campo do cinema, da história e da memória, Eduardo Morettin é autor de Humberto Mauro, Cinema, História (SP, Alameda Editorial, 2012) e um dos organizadores de História e Cinema: dimensões históricas do audiovisual (2ª ed., SP, Alameda Editorial, 2011). Um dos líderes do Grupo de Pesquisa CNPq “História e Audiovisual: circularidades e  formas  de  comunicação”, Morettin atuou em instituições como Museu Paulista, Instituto de Estudos Brasileiros, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. Dirigiu a Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) e presidiu a Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós).

Clique aqui para fazer sua inscrição para a Aula Inauguração do Departamento de Comunicação.