Informes

Notícias

Professor Leonel Aguiar defende o jornalismo como dispositivo de resistência à cultura da desinformação.

Coordenador de Jornalismo do Departamento de Comunicação da PUC-Rio, o Professor Leonel Aguiar (PPGCOM PUC-Rio) é coautor, ao lado e de Felipe Pena (UFF), de um dos capítulos do recém-lançado livro Resistências compartilhadas: comunicação, liberdade e cidadania. O trabalho é derivado de uma conferência onde os professores debateram o jornalismo como dispositivo de resistência política à cultura da desinformação.

 Com organização de Nair Prata, Sônia Janoci, Rodrigo Gabrioti e Genio Nascimento, a obra foi editada pela Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Aguiar e Pena assinam o capítulo “Jornalismo de resistência – múltiplas práticas para a liberdade e a cidadania”.

O livro foi um dos destaques do 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2021), no qual há 13 anos Leonel Aguiar coordena o Grupo de Pesquisa Teorias do Jornalismo. O professor do PPGCOM PUC-Rio também integrou as mesas de abertura e de encerramento do congresso, ambas dedicadas ao educador Paulo Freire. Em 2021, o GP Teorias do Jornalismo contou com a apresentação de 40 trabalhos, escritos e apresentados por 39 pesquisadoras e 20 pesquisadores. Do total de 59 integrantes este ano, 21 possuem título de doutorado e 14 estão em doutoramento. O congresso foi realizado de 4 a 9 de outubro em formato virtual, com o apoio institucional da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).


PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA
DO RIO DE JANEIRO

Rua Marquês de São Vicente, 225
- Prédio Kennedy - 6° andar Gávea
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900
Cx. Postal: 38097
tel. +55 (21) 3527-1144 • com@puc-rio.br