Professores e alunos de Comunicação voltam a se reunir em clima de emoção

Durante três dias – 23, 24 e 25 de novembro – o Departamento de Comunicação da PUC-Rio reuniu alunos de todos os períodos no Anfiteatro Junito Brandão para participar do Encontro no Bosque. Como o nome sugere, o objetivo foi promover encontros presenciais entre estudantes e professores, acostumados ao convívio nas telas desde o início da pandemia. Foi a oportunidade para que muitos estudantes pisassem pela primeira vez o campus da Universidade e conhecessem colegas e professores presencialmente, sem a distância imposta pelo ensino remoto e tendo como cenário a exuberante natureza do local. Para veteranos e professores, um reencontro marcado pela emoção.

- Os encontros foram especiais e emocionantes. Encarnaram o espírito da palavra Comunicação,derivada do latim comnunicare, que significa por em diálogo,  partilhar. Foram sete encontros com muita troca de afetos entre professores e alunos. Uma antessala nosso retorno  híbrido em 2022 – comemorou a diretora do Departamento, Tatiana Siciliano.

Já a professora Cláudia Pereira, coordenadora do curso de Estudos de Mídia, destacou o clima de afeto que dominou o Encontro no Bosque:

- Os três dias de Encontro no Bosque do Departamento de Comunicação apenas comprovaram o que já sabíamos: a PUC-Rio é feita de gente, de trocas, de interação e de afeto. A experiência online tem sido muito bem sucedida, mas o presencial é e sempre será o presencial! Estamos todos muito felizes com o resultado do evento – destacou Cláudia.

Além dos alunos que já cursam a PUC-Rio, o Encontro também recebeu os calouros que passam a integrar a Universidade em 2022. Além de tirar dúvidas sobre as alternativas que terão no curso, os novos e atuais alunos desfrutaram do acolhimento que receberam no evento, como ressaltou o coordenador do Curso de Jornalismo, professor Leonel Aguiar:

- As falas dos estudantes destacavam o acerto da PUC em ter adotado o modelo de aulas remotas. Para eles, mais importante do que a qualidade acadêmica dos conteúdos ministrados, foi o sentimento de ser bem acolhido, a boa sensação de pertencimento a uma comunidade de afetos, mesmo que fosse a sala de aula virtual – resumiu Leonel.

A abertura do Encontro no Bosque contou com a participação do vice-reitor Comunitário, Augusto Sampaio, que deu as boas vindas aos novos e antigos alunos. Já no encerramento quem esteve presente foi o vice-reitor acadêmico, José Ricardo Bergmann, que agradeceu aos estudantes pela presença no encontro e pela escolha da PUC-Rio para a sua formação acadêmica.