Consulte aqui o farto cardápio de eletivas e optativas para 2022.1

Os estudantes de Comunicação encontram um repertório de disciplinas mais amplo e flexível. Alinhada aos rumos do mercado e aos vínculos crescentes com outros campos do saber – como informática, administração, direito e design –, a oferta de eletivas e optativas para o primeiro semestre de 20211 reforça a pluralidade e o hibridismo dos cursos de Estudos de Mídia e Jornalismo. As opções extensas (veja as listas completas no final do texto) favorecem percursos universitários flexíveis, ajustados às construções profissionais. Assim destaca a diretora do Departamento de Comunicação, Tatiana Siciliano:

“Ampliamos a oferta de disciplinas para que os alunos de todos os currículos possam usufruir e escolher os assuntos e tópicos que desejam aprofundar e/ou experimentar. A proposta se estende a todos os currículos em vigência: Estudos de Mídia, lançado em um conceito mais híbrido e flexível; Jornalismo, reformatado a partir das diretrizes curriculares do MEC; e os currículos de 2005.”

A coordenadora de Estudos de Mídia, Cláudia Pereira, reforça a importância do farto repertório de disciplinas às trilhas profissionais em construção:

“A ampla oferta de disciplinas para 2021.2 representa um novo momento na formação de nossas alunas e de nossos alunos, para construir as trilhas profissionais com autonomia, sem abrir mão da orientação acadêmica. Professoras e professores oferecem uma tutoria a alunas e alunos, que têm à disposição uma pluralidade de disciplinas optativas e eletivas."

O cardápio reúne disciplinas optativas, eletivas e obrigatórias. Elas variam conforme o currículo (novou ou antigo) do curso ao qual cada aluna ou cada aluno está filiado, assim como o estágio (ciclo) em que se encontra no curso.

Optativas representam disciplinas temáticas de escolha livre para Estudos de Mídia, de acordo com as respectivas ênfases do curso (Publicidade e Comunicação Corporativa; Cinema e Audiovisual; e Comunicação e Tecnologia), e para Jornalismo. Já eletivas correspondem a disciplinas complementares de livre escolha.

Nesse vasto repertório, estudantes ainda podem optar por obrigatórias de outros ciclos. Ou seja, podem antecipar disciplinas de ciclos mais adiantados.

Os três tipos de disciplinas – eletivas, optativas e obrigatórias de outros ciclos – estão disponíveis, embora em categorias distintas, para três grupos de estudantes: de Estudos de Mídia; de Jornalismo (currículo 2021); e de PublicidadeCinema e Jornalismo (currículo antigo, 2005).

Integram o conjunto de eletivas e optativas para 2022.1 novidades como Espectatorialidades e Narrativas Televisivas, ministrada pela professora Bruna Aucar e pelo professor Bruno Dieguez; Experimentação em Mídias Sonoras, com o professor Mauro Silveira; Negócios e Inovações Tecnológicas, com Marília Martins, também professora de Inteligência Artificial, Comunicação e Tecnologia e Competência Digital, igualmente ministrada pela professora Cristina Matos;  Produção de Conteúdo Multimídia, com Marcos Barbato, também professor de Tecnologia e Ativação de Marcas e Eventos; Produção de Conteúdo Publicitário, com a professora Cristina Bravo; Análise e Métrica de Dados, com Bárbara Assumpção, também professora de Criação para Mídias Sociais; Cinema e Audiovisual: Desafios, com a Patrícia Machado, também professora de Teoria da Imagem.

Do cardápio de novidades, fazem parte ainda Inovações Digitais e Transmídia, com Alexandre Carauta, também professor de Jornalismo Esportivo e Texto Jornalístico (oficina); Narrativas sobre a Sociedade Digital, com o professor Gabriel Neiva; Ética e Direitos Humanos no Mundo Digital, com a professora Marcylene Capper; Texto Jornalístico nas Redes Sociais, com a professora Júlia Cruz; Narrativas Seriadas, com a professora Letícia Hees; Comunicação e Economia, com Luciana Brafman, que ministra também Assessoria de Comunicação, assim como a professora Luciana Pereira; Beatles, Cultura de Fãs e Consumo, com o professor Rafael Rusak; Oficina de Apreciação Musical, com Arthir Dapieve, também professor de Jornalismo Cultural; Comunicação e História em Quadrinhos, com o professor Affonso Araújo; Laboratório de Criação Gráfica, com a professora Mariana Eiras; Jornalismo Político, com o professor Chico Otávio; e Gestão e Modelos de Negócios em Jornalismo, com o professor Giovanni Faria.

Compõem também o variado repertório disciplinas tradicionais, como Comunicação e Meio Ambiente, ministrada por André Trigueiro; Trilha Sonora no Cinema, por David Tygel; Marketing Esportivo, com o professor Luiz Léo;  Comunicação e MPB, com o professor Paulo Cesar Araújo; Comunicação e Psicanálise, com as professoras Madalena Sapucaia e Cássia Chaffin; Linguagem Gráfica e Criação Visual, com o professor Diogo Maduell; História da Publicidade no Brasil, com o professor Leonardo Cavalcanti; História do Jornalismo no Brasil, com Carla Siqueira, também professora de Comunicação e Questões RaciaisTécnica de Comunicação Oral, com o professor Hermes Frederico; Comunicação e Teatro, com a professora Vera Novello; Direção de Arte para Cinema, com a professora Isabel Paranhos; e Como Olhar a Arte, com a professora Rosângela Araújo.

Consulte aqui a lista completa das eletivas, com as respectivas informações básicas, para:

Estudos de Mídia;

Jornalismo (currículo 2021);

PublicidadeCinema e Jornalismo (currículo antigo, 2005).