Inscrições abertas a estudantes para Observatório das Eleições 2022

Diante do peso crescente das dinâmicas online no processo eleitoral, e das implicações para a democracia, o Núcleo de Tecnologia do Departamento de Comunicação da PUC-Rio (NuTec) convida alunos e alunas de graduação a participar do Observatório das Eleições 2022 nas mídias digitais. A iniciativa pioneira vai monitorar as campanhas à Presidência e ao governo estadual do Rio nas mídias digitais. Métodos computacionais se articularão a fundamentos teóricos e questões da comunicação política.

A inscrição se estende até 15 de março. Interessadas e interessados devem enviar, para nutec@puc-rio.br, uma cópia do histórico escolar, um currículo em formato livre e uma carta justificando o interesse em participar do observatório.

Para participar do Observatório, sediado no prédio Laércio Dias de Moura S.J., no campus da PUC Rio, não é necessário conhecimento prévio sobre cobertura política e tecnologia. Uma parte dos participantes poderá receber ajuda de custo.

Objetivos do Observatório

• Mapear interações entre diferentes mídias sociais e aplicativos de mensagens.
  • Aferir as disputas de visibilidade nas plataformas digitais.
  • Identificar e analisar a exposição de marcas que financiam websites de desinformação por meio de mídia programática.
  • Investigar empiricamente a hipótese de polarização na circulação de informações políticas durante a eleição.
  • Analisar as estratégias de construção de imagem de candidaturas em publicidade digital e suas táticas de segmentação de mensagens;
  • Realizar estudo temporal de websites e publicidades sugeridas pelo Google na busca de palavras-chave relacionadas à temática eleitoral.

Atividades a serem desenvolvidas

• Extração de dados (anúncios em websites, bibliotecas de anúncios políticos do Facebook e do Google, Twitter, You Tube, WhatsApp, Telegram etc.).
  • Visualização e análise de dados atualizados periodicamente.
  • Produção de relatórios e pesquisas acadêmicas, com publicações em periódicos nacionais e internacionais.

Equipe

A proposta é reunir uma equipe interdisciplinar composta por estudantes interessados nas áreas de:

• comunicação política, para produzir inteligência analítica sobre os dados coletados;
  • computação e ciência de dados, para auxiliar na elaboração da infraestrutura dos dados e modelos analíticos implementados.

Para esta chamada, podem se inscrever alunas e alunos de graduação da PUC-Rio, mesmo sem. Será necessária uma dedicação semanal a ser estabelecida com a coordenação do observatório, que estará sediado no

• Prazo de inscrições: até 15/3/2022
  • Requisito: ser aluna ou aluno de curso de graduação da PUC-Rio
  • Divulgação dos selecionados: até 28/3/2022
  • Início das atividades: 4/4/2022
  • Abril a julho: capacitação da equipe e preparação de modelos de análise;
  • Agosto a dezembro: produção de relatórios.

Inscrições

Interessadas e interessados devem enviar para nutec@puc-rio.br uma cópia do histórico escolar, um currículo em formato livre e uma carta justificando o interesse em participar do observatório, até 15/3/2022.