Estudantes experimentam produções transmídia no mercado

Tradição nos cursos de Comunicação da PUC-Rio, a rima entre teoria e prática se expande com os meios digitais e novas parcerias. Estudantes de Jornalismo e Estudos de Mídia têm produzido e publicado conteúdos de texto, áudio e vídeo nas plataformas online de veículos como Veja Rio e Colabora . A revista Placar e o Museu da Pelada também integram essas iniciativas nas quais são experimentadas linguagens alinhadas às transformações, à hiperdiatização contemporânea e aos rumos do mercado.

Tais princípios fundamentam a pioneira produção transmídia sobre arte underground feita por alunos e alunos dos professores Luís Nachbin (Telejornalismo), Mauro Silveira (Experimentação em mídias sonoras), Felipe Gomberg (Gêneros jornalísticos) e Alexandre Carauta textual). Reuniu sete vídeos, sete textos e quatro podcasts veiculados em janeiro na Veja Rio. (Acompanhe aqui essas e outras produções de estudantes da PUC-Rio publicadas na revista.)

Ao mesmo tempo autônomos e complementares, esses conteúdos foram planejados e produzidos por estudantes, sob a orientação dos professores, ao longo do segundo semestre de 2020. Expressam a integração entre disciplinas do mercado audiovisual e de marketing.

A produção conjunta inaugura o Laboratório de Experimentação Transmídia (Lext), criado para estimular uma aplicação de conhecimentos e práticas multidisciplinares no âmbito da comunicação contemporânea. Coordenado pelo professor Felipe Gomberg, também gestor da Editora PUC-Rio, o laboratório estimula a experimentação de linguagens e formatos potencializados pelas tecnologias digitais.

“A proposta é promover, a partir de uma integração entre disciplinas e saberes, uma experimentação de conteúdos conjugados por vários meios e formatos. Podem ser reportagens em texto, áudio, vídeo, livro-reportagem, minidoc, websérie, social film , HQ, podcast, grafic novel , slide show , newsgame , simulador (realidade virtual)”, explica Gomberg. Ele completa:

“Essas criações articulam-se às crescentes demandas das narrativas transmídia na publicidade, no jornalismo, na comunicação corporativa, nas relações públicas associadas ao jornalismo, à publicidade, ao mercado editorial, ao campo audiovisual, às relações públicas, à comunicação corporativa, ao setor audiovisual, ao mercado editorial e às publicações customizadas. Parte das produções transmídias do Lext contemplam também a comunicação esportiva ascendente”.

Além da série transmídia, a Veja Rio publicou, entre dezembro e janeiro, várias reportagens feitas por estudantes de Produção textual e Jornalismo Esportivo. Fazem parte deste conjunto as matérias sobre as medidas para ajustar a cidade ao avanço do uso das bicicletas; a retomada do Circo Voador; os bares transformados em arquibancada por torcedores alvinegros; e os negócios impulsionados pela ascensão do surfe brasileiro, entre outras.