Aula Inaugural: Muniz Sodré debate importância da comunicação à democracia

O papel mediador da comunicação, de forma responsável, mantém-se essencial à defesa das instituições balizadoras da democracia. Tal importância é sistematicamente enfatizada pelo jornalista, sociólogo e professor emérito da UFRJ Muniz Sodré em aulas, palestras e publicações como “Sociedade incivil: mídia, liberalismo e finanças” (Vozes), seu livro mais recente. Ele vai compartilhar esse olhar crítico, plural e generoso na Aula Inaugural do Departamento de Comunicação da PUC-Rio, programado para a próxima segunda (11), às 11h, pelo Zoom: https://bit.ly/com-inaugural-20221-muniz-sodre.

Com o tema “Comunicação, fala e verdade”, a palestra abre também a agenda comemorativa dos 70 anos do Departamento. A programação se estende até o fim do ano. Inclui, por exemplo, mostra de cinema, seminário sobre mídias digitais, debates sobre comunicação e política e uma edição especial da revista Alceu, do Programa de Pós-Graduação, sobre os rumos e desafios da comunicação contemporânea.

Essas iniciativas desdobram, de certa forma, o debate proposto na Aula Inaugural do semestre letivo. A diretora do Departamento de Comunicação, Tatiana Siciliano, observa, em tom de convite:

“O que Muniz vai falar, sobre comunicação, fala e verdade, é muito importante. Tem a ver com o que ele aborda na coluna da Folha de S. Paulo e no último livro: a importância de defendermos as instituições da sociedade civil contra práticas incivis. Neste sentido, o jornalismo se mantém essencial à democracia, exercendo com responsabilidade este papel da comunicação, sob uma perspectiva mediadora, não da disputa dos ódios”.

À relevância do tema, Tatiana soma a densidade intelectual do convidado:

“Muniz Sodré é um dos maiores intelectuais do campo da Comunicação. Um dos pioneiros a discutir, com uma abordagem plural, temas como televisão e best-seller. Ele conjuga uma erudição filosófica com um sistemático empenho em pensar coisas do dia- a- dia que importam para todos, não só para o mundo acadêmico”.

A diretora do Departamento de Comunicação acrescenta:

“Muniz articula a tradição científica a uma visão de bem-comum. Estabelece um diálogo permanente com a sociedade, de forma interdisciplinar. Aos 80 anos, ele traz a vivacidade de pensar a comunicação como ponte, como mediação. Assim, introduz nos debates deste campo elementos como a cultura nagô e as religiões afro-brasileiras. Muniz combate o ódio com a palavra, com o argumento, com a tolerância às diferenças, em vez da incitação”.

Formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Sociologia da Informação e Comunicação, pela Universidade de Sorbonne, doutor em Ciência da Literatura, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Muniz Sodré reúne aproximadamente 40 livros publicados nas áreas da comunicação e da cultura . Ocupa a cadeira 33 na Academia de Letras da Bahia e assina coluna na Folha de S.Paulo.