Informes

Notícias

Pesquisa do PPGCOM fundamenta matéria d’O Globo e da CBN sobre ataques ao TSE e ao Supremo

A pesquisa sobre ataques bolsonaristas ao TSE e STF desenvolvida pela doutora em Comunicação Leticia Capone foi destaque em matéria d’O Globo, assim como em entrevista da Rádio CBN. As reportagens divulgam os dados coletados pela egressa do PPGCOM, assim como seu método de pesquisa.

O trabalho consiste no mapeamento de vídeos de 240 canais do Youtube e mais de 900 perfis do Instagram de apoio ao presidente Jair Bolsonaro. O levantamento ainda aponta 3578 vídeos do YouTube com citações aos tribunais nesses perfis bolsonaristas, chegando a mais de 196 milhões de visualizações.

O mapeamento dos dados de ataques ao sistema eleitoral e ao Supremo apontou que, dentre os últimos sete meses, março teve o maior número de vídeos com menções ao STF e ao TSE, com 999 registros. O levantamento também ranqueou os ministros mais mencionados: Alexandre de Moraes ocupa a primeira posição, com 902 vídeos. Além das plataformas YouTube e Instagram, também foi observado o Twitter.

A matéria “No ano eleitoral, redes bolsonaristas priorizam ataques ao TSE e ao Supremo”, escrita pelo jornalista Marlen Couto, pode ser acessada por assinantes do periódico. Também é possível ouvir a entrevista de Letícia à Rádio CBN por meio do vídeo no YouTube "'Percebe-se tentativa (de canais bolsonaristas) de esvaziar importância do STF', diz pesquisadora".


PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA
DO RIO DE JANEIRO

Rua Marquês de São Vicente, 225
- Prédio Kennedy - 6° andar Gávea
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900
Cx. Postal: 38097
tel. +55 (21) 3527-1144 • com@puc-rio.br