Oficina de redes sociais reforça integração com comunidade

A integração entre o Departamento de Comunicação e as demandas comunitárias se estreita com o lançamento, no dia 24 de maio, do projeto Fala pra Gente! Comunicadores Digitais da Rocinha. Corresponde a uma oficina de Instagram para a divulgação de negócios e projetos socioculturais na favela. Orientada por professores da PUC-Rio, a primeira turma reúne 30 alunas.

A diretora do Departamento de Comunicação acompanhou a abertura da oficina. Ela relata como as participantes abraçaram a oportunidade de expandir suas qualificações, seus horizontes, e de compartilhar as histórias de vida:

"Vinte mulheres, de 22 a 64 anos, chegaram para o início do projeto, na manhã desta quarta. Histórias de superação, de mudança, de esperança. Elas manifestaram o desejo de divulgar diferentes experiências. Uma começou a escrever com 55 anos e está lançando, aos 64, o livro com sua história de vida. Várias trabalham com estética, outras com vestuário e acessórios. Há as que mudaram de profissão na pandemia e querem aprender mais sobre como impulsionar suas ideias pelas mídias sociais. Já algumas se preocupam em mudar o ambiente em que vivem e sabem que a comunicação é fundamental para atingir esse objetivo. Histórias únicas de mulheres que convergem para redes de trocas com o uso das ferramentas de comunicação. Elas sentem que podem compartilhar suas histórias e seus negócios de forma sustentável. Um belo começo.

A oficina integra um dos seis projetos de departamentos da Universidade PUC-contemplados no edital do Programa Favela Inteligente em Apoio às Bases para o Parque de Inovação Social e Sustentável na Rocinha, promovido pela FAPERJ (nº 37/2021). Ao longo deste ano, serão realizados três ciclos formativos com a participação de professores(as) e alunos(as) de Comunicação e de Serviço Social, do ECOA PUC-Rio e o Laboratório de Humanidades Digitais. Também fazem parte do projeto interdisciplinar o jornal Fala Roça e o Museu Sankofa Memória e História da Rocinha.

Dirigidas prioritariamente às mulheres, essas ações convergem para a geração de um banco de talentos da comunidade. Incluem, além das oficinas, está a websérie Fala Pra Gente, Rocinha. A produção conta histórias de sete lideranças femininas do local, uma marca no cotidiano da favela. Deve estrear no ECOA PUC-Rio e nas redes sociais do Museu Sankofa no início do segundo semestre.

A série documental e as oficinas envolvem um projeto de extensão do qual fazem parte alunos(as) de graduação e de pós, alguns deles moradores da favela. A partir da partilha de experiências e conhecimento entre a comunidade e a universidade, busca ampliar o campo de aprendizado dos estudantes e, ao mesmo tempo, e fomentar os trabalhos desenvolvidos pelos moradores.

O primeiro ciclo formativo, voltado para empreendedores locais, em especial as mulheres, estende-se de 24 de maio a 12 de julho, às terças e quintas-feiras, das 10h às 11h30, na Biblioteca Parque da Rocinha C4. Além de professores(as) da PUC-Rio, algumas aulas serão ministradas por moradores da favela que trabalham que atuam com fotografia, vídeo e redes sociais.

A iniciativa foi assunto da reportagem "Projeto da PUC-Rio oferece aulas de redes sociais a empreendedoras da Rocinha", publicada no O Globo, em 24 de junho.

Na fase seguinte, os(as) alunos(as) receberão mentoria de profissionais do mercado, direcionada à aplicação profissional dos conhecimentos adquiridos. Já o segundo ciclo de oficinas vai dedicar-se a ampliar a visibilidade de projetos culturais da favela mapeados pela equipe do Fala Roça.