Consulte aqui o cardápio plural de eletivas para 2022.2

Os cursos de Jornalismo e Estudos de Mídia oferecem um diversificado repertório de optativas para o segundo semestre. Ainda há vagas para várias dessas disciplinas, como Panorama do Cinema Mundial (I e II); Publicidade, Arte e Design; Mídia e Consumo; Experiência Tecnológica; Ética e Tecnologia; Oficina de Ferramentas Tecnológicas; Comunicação e Meio Ambiente; Comunicação e Direito; Comunicação e Economia; Jornalismo Cultural; Laboratório de Sustentabilidade Via Audiovisual; Texto Jornalístico; Texto Publicitário; Cinema e Audiovisual - Desafios; Carreiras profissionais em Jornalismo; Produção de imagens para smartphones; Crítica e Curadoria em Cinema. (Consulte abaixo a lista completa, com as informações básicas.)

Alinhada aos rumos do mercado e aos vínculos crescentes com outros campos do saber – como informática, administração, direito e design –, a oferta de eletivas e optativas para o segundo semestre de 2022 reforça a pluralidade e o hibridismo dos cursos de Estudos de Mídia e Jornalismo. As opções extensas (veja as listas completas no final do texto) favorecem percursos universitários flexíveis, ajustados às construções profissionais. Assim destaca a diretora do Departamento de Comunicação, Tatiana Siciliano:

“Ampliamos a oferta de disciplinas para que os alunos de todos os currículos possam usufruir e escolher os assuntos e tópicos que desejam aprofundar e/ou experimentar. A proposta se estende a todos os currículos em vigência: Estudos de Mídia, lançado em um conceito mais híbrido e flexível; Jornalismo, reformatado a partir das diretrizes curriculares do MEC; e os currículos de 2005.”

A coordenadora de Estudos de Mídia, Cláudia Pereira, reforça a importância do farto repertório de disciplinas às trilhas profissionais em construção:

“A ampla oferta de disciplinas para 2022.2 representa um novo momento na formação de nossas alunas e de nossos alunos, para construir as trilhas profissionais com autonomia, sem abrir mão da orientação acadêmica. Professoras e professores oferecem uma tutoria a alunas e alunos, que têm à disposição uma pluralidade de disciplinas optativas e eletivas."

O cardápio reúne disciplinas optativas, eletivas e obrigatórias. Elas variam conforme o currículo (novo ou antigo) do curso ao qual cada aluna ou cada aluno está filiado, assim como o estágio (ciclo) em que se encontra no curso.

Optativas representam disciplinas temáticas de escolha livre para Estudos de Mídia, de acordo com as respectivas ênfases do curso (Publicidade e Comunicação Corporativa; Cinema e Audiovisual; e Comunicação e Tecnologia), e para Jornalismo. Já eletivas correspondem a disciplinas complementares de livre escolha.

Nesse vasto repertório, estudantes ainda podem optar por obrigatórias de outros ciclos. Ou seja, podem antecipar disciplinas de ciclos mais adiantados.

Os três tipos de disciplinas – eletivas, optativas e obrigatórias de outros ciclos – estão disponíveis, embora em categorias distintas, para três grupos de estudantes: de Estudos de Mídia; de Jornalismo (currículo 2021); e de PublicidadeCinema e Jornalismo (currículo antigo, 2005).

Integram o conjunto de eletivas e optativas para 2022.2 novidades como Laboratório de Sustentabilidade Via Audiovisual, ministrada pelo professor Luís Nachbin; Juventude, Culturas de Lazer e Reresentações Midiáticas, ministrada pela professora Cláudia Pereira; Cineastas em Foco, ministrada pela professora Patrícia Machado; Ecologia das Mídias: Tecnologia e Cultura, ministrada pela professora Adriana Braga; Experiência Tecnológica, com o professor Gustavo Rubichez;  Mídia e consumo, com a profssora Cristina Bravo; Negócios e Inovações Tecnológicas, com Marília Martins; Produção de Conteúdo Multimídia, com Marcos Barbato; Criação para Mídias Sociais, com Bárbara Assumpção; Cinema e Audiovisual - Desafios, com o professor Felipe Mussel.

Também fazem parte deste cardápio Comunicação e Meio Ambiente, ministrada por André Trigueiro; Jornalismo Cultural, com Arthir Dapieve; Comunicação e MPB, com o professor Paulo César Araújo; Projeto de Vida, com a professora Sandra Korman; Inovações Digitais e Transmídia, com Alexandre Carauta, também professor de Jornalismo Esportivo e Texto Jornalístico; Narrativas sobre a Sociedade Digital, com o professor Gabriel Neiva; Ética e Tecnologia, com a professora Mariana Palmeira; Narrativas Seriadas, com a professora Letícia Hees; Comunicação e Economia, com a professora Luciana Brafman, também professora de Economia Política das Mídias; Assessoria de Comunicação, com a professora Luciana Pereira; Edição e Revisão de Textos, com Felipe Gomberg, também professor de Mercado Editorial; Gestão de Projetos em Comunicação, com a professora Cláudia Brutt; Comunicação e Direito, com a professora Leise Taveira; Técnica de Comunicação Oral, com o professor Hermes Frederico; Comunicação e Teatro, com a professora Vera Novello; Linguagem Gráfica e Criação Visual, com o professor Diogo Maduell; História da Publicidade no Brasil, com o professor Leonardo Cavalcanti; História do Jornalismo no Brasil, com a professora Carla Siqueira; Direção de Arte para Cinema, com a professora Isabel Paranhos; Como Olhar a Arte, com a professora Rosângela Araújo; Produção de Imagens para Smartphones (workshop de Estudos de Mídia), com o professor Rafael Rusak.

Consulte aqui a lista completa das eletivas, com as respectivas informações básicas, para:

Estudos de Mídia;

Jornalismo (currículo 2021);

PublicidadeCinema e Jornalismo (currículo antigo, 2005).