Calouros destacam tecnologia aplicada à formação plural e autônoma

“O meu primeiro dia na PUC me deixou sem palavras. Papo reto: sem palavras“. Com empolgação de quem se debruça sobre o futuro, o estudante de Estudos de Mídia Bernardo Gomes assim descreveu a largada na Universidade. Ele integrou o grupo de calouros acolhido, segunda-feira passada (8), por professores, funcionários e estagiários do Departamento de Comunicação.

Depois de recebidos no ginásio pelo reitor, padre Anderson Antonio Pedroso, pelos pró-reitores, decanos e por representantes do Diretório Central dos Estudantes, eles conheceram o campus e as instalações do Departamento: estúdios de áudio e vídeo, ilhas de edição, laboratórios, agência e salas de aula.

A jovem Júlia Frazão entusiasmou-se tanto que já planejava entender o vínculo acadêmico: “Vou permanecer além da graduação. É importante ter uma pós, e a PUC parece ser excelente para isso”, avalia.

Júlia, Bernardo e dezenas de outros calouros foram recebidos, no ginásio, com histórias da PUC-Rio que refletem espírito comunitário e o compromisso com o pluralismo, o pensamento crítico, a densidade científica, a inovação. As boas-vindas seguiram na visita guiada pelo campus e pelo Departamento de Comunicação.

As professoras Tatiana Siciliano, diretora do Departamento, Cláudia Pereira, coordenadora do curso de Estudos de Mídia – que contempla Publicidade, Cinema, Comunicação Corporativa e Tecnologia –, e o professor Leonel Aguiar, coordenador de Jornalismo, detalharam as dinâmicas acadêmicas; as disciplinas oferecidas (obrigatórias, optativas, eletivas) das grades flexíveis, voltadas a uma formação híbrida, plural, alinhada aos rumos do mercado, às transformações tecnológicas e à experimentação.

“É uma universidade com muitos recursos, e dá oportunidades [aos estudantes]. Eu, por exemplo, sou bolsista”, conta o calouro de Estudos de Mídia Gustavo Colino. Uma das oportunidades destacadas pelos ingressantes, o Programa de Internacionalização de Ensino e Pesquisa contribui na escolha pela PUC-Rio.

Catarina Mingozzi está entre estudantes que planejam construir uma carreira em comunicação fora do Brasil. Ela se interessou por conhecer a Coordenação Central de Cooperação Internacional (CCCI), com a qual o Departamento mantém uma permanente articulação.

Os calouros também consideram preciosa a oferta de estágios no Departamento, em atividades associadas, por exemplo, à produção audiovisual e publicitária. Avaliam que essas vivências ajudam decisivamente para decolarem e se destacarem no mercado.

A diretora Tatiana Siciliano, ex-aluna da PUC-Rio, também enfatizou aos estudantes a importância de “entenderem a universidade e fazerem parcerias”.  A diretora orientou: “Laços construídos durante a graduação ajudam a construção profissional e podem durar a vida toda”.

Os ingressantes foram apresentados, nesta acolhida, foram apresentados às oportunidades e responsabilidades em suas trajetórias na PUC-Rio e, em particular, no Departamento de Comunicação. Atividades complementares, pesquisa, extensão, estágios e informações sobre convênios e integração com o mercado de trabalho pavimentaram o primeiro encontro com os rumos universitários.

Os calouros conheceram e experimentaram, em seguida, os estúdios e laboratórios que expressam o alinhamento com os avanços tecnológicos na comunicação e os estímulos à formação plural, ao casamento entre teoria e prática e à experimentação. “Já chegaram com a mão na massa”, animou-se Bernardo, que quer ser editor de vídeos. “Meu primeiro dia na PUC foi muito maneiro. Foi maneiro experimentar já a produção de um podcast”, acrescentou, referindo-se à atividade proposta e orientada pelos Rafael Rusak e Mauro Silveira no laboratório de áudio. Os calouros também produziram um videoclipe sobre o campus.

No laboratório de TV e Audiovisual, Rafael exemplificou aos calouros uma das múltiplas aplicações tecnológicas à disposição: “Vocês podem produzir e experimentar novos formatos num telejornal”.

Bernardo vislumbrou “um mar de oportunidades”. O estudante projeta:

“Vou sair [da Universidade] preparado para mercado de trabalho, qualificado para estar nas empresas. Aqui vou ganhar muito em cultura, inclusive de outros cursos”.

Já Catarina, empolgada com a perspectiva “inovadora” encontrada no Departamento de Comunicação, destaca também a atmosfera acolhedora e o incentivo a práticas autônomas. Bernardo reforça a percepção da colega:

"Gostei muito do campus, bonito, acolhedor. Gostei de como receberam a gente, e de toda a infraestrutura. Esses equipamentos, podemos aprender a lidar com a tecnologia que usaremos no dia a dia de trabalho, e a construir autonomia. No futuro, me vejo empreendendo”.