Sobre o curso

Laboratórios

Laboratórios

20/09/2023

LabCOM – Laboratórios do Departamento de Comunicação: reúnem os projetos de pesquisa e de extensão ligados aos grupos de pesquisa, inclusive os da Pós-Graduação em Comunicação.  Constitui um espaço de integração entre os cursos de graduação,  de mestrado e de doutorado, a fim de promover o desenvolvimento de uma visão crítica dos alunos, sustentada por uma base teórico-conceitual qualificada. 

Compõem o LabCOM:

  • NuTec (http://www.nutec.com.puc-rio.br/)
    O Núcleo de Tecnologia do Departamento de Comunicação da PUC-Rio (NuTec) nasceu com a nova graduação do Departamento de Comunicação – Estudos de Mídia –, curso do qual uma das ênfases é Comunicação e Tecnologia. Criado para expandir a crescente articulação das vertentes comunicacionais com a área tecnológica, o Núcleo contribui também para o curso de Jornalismo e outras formações do Departamento.
  • LabCom Esportes:
    O Laboratório de Comunicação Esportiva congrega saberes e experiências multidisciplinares para contemplar, de maneira reflexiva, inovadora, plural, as demandas profissionais impulsionadas pelas transformações digitais. Ao encontro da hipermidialidade contemporânea, promove a experimentação de linguagens, formatos e meios alinhados às articulações das dimensões esportivas com a publicidade, o jornalismo, a comunicação corporativa. O laboratório reúne cinco frentes de produção autônomas e integradas: 
    • Jornalismo
    • Consultoria e Comunicação corporativa
    • Eventos e Entretenimento
    • Educação e Extensão
    • Memória e Pesquisa

Comunicar: criado em 1987, para potencializar a comunicação institucional da Universidade, o Projeto Comunicar empreende uma proposta pedagógica inovadora. Toda a produção informativa, em texto, áudio e vídeo, como o PUC Urgente e o Jornal da PUC, é feita por estudantes/estagiários, com a supervisão de professoras e professores do Departamento. Ao longo das mais de três décadas de atividade, o Comunicar vem constantemente ajustando-se às transformações nos ecossistemas de comunicação, de maneira a manter a Comunidade PUC bem informada, nas várias plataformas de mídia, sobre as diversas iniciativas do campus. Constitui, assim, também um espaço plural de experimental e qualificação profissional.

 


PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA
DO RIO DE JANEIRO

Rua Marquês de São Vicente, 225
- Prédio Kennedy - 6° andar Gávea
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900
Cx. Postal: 38097
tel. +55 (21) 3527-1144 • com@puc-rio.br