Marcos Uchôa conversa sobre bastidores e rumos da cobertura esportiva

O jornalista Marcos Uchôa cobriu, nas quase quatro décadas de carreira, dez Olimpíadas, oito Copas do Mundo e incontáveis passagens marcantes do cenário internacional. Ele compartilhar parte dessa experiência com estudantes da PUC-Rio, na próxima quarta, às 11h, sala 102-k.

Organizado pelo também jornalista Alexandre Carauta, professor de Jornalismo Esportivo, o papo vai orbitar, em especial, os bastidores, rumos e desafios da cobertura de Copa, cada vez mais hipermidiática e colaborativa. Uchôa vai contar, por exemplo, como a bagagem de correspondente internacional contribuiu para extrair dos Mundiais histórias além da dimensão esportiva.

Ele acumula 38 anos de jornalismo, concentrados na reportagem de televisão. Atuou 15 deles como correspondente em Londres e em Paris.
Trabalhou em 115 países, incluindo várias sedes de Copa, Jogos Olímpicos e Mundiais de diversas modalidades esportivas. Cobriu também oito guerras, três tsunamis e outras catástrofes naturais. Destacou-se, sobretudo, na cobertura de esporte e de política internacional, até deixar a TV Globo no fim de 2021.