Sobre o curso

Egressos

Egressos

20/09/2023

Os egressos do Curso de Jornalismo têm renovado o mercado jornalístico e de comunicação no Rio de Janeiro, em São Paulo e outros grandes centros do país, assim como no exterior (Europa e Estados Unidos). Trabalham em redações de televisão, rádio, jornais e revistas e em suas plataformas digitais, portais e sites de pequeno, médio e grande porte. Atuam com desenvoltura no universo das mídias sociais, unindo a formação humanística ao domínio das ferramentas tecnológicas em constante atualização. 

Para ocupar seu lugar no mercado e na sociedade, nosso egresso – jornalista profissional diplomado – recebeu formação universitária transdisciplinar, humanística, multimídia e crítica, o que o tornou capaz de compreender a complexidade e o pluralismo contemporâneo da sociedade e da cultura. Além de demonstrar amplo domínio das teorias e técnicas especializadas do jornalismo, ele é capaz de perceber os fatos de interesse jornalístico, apurá-los e transformá-los em mensagens específicas para os diferentes meios de comunicação e mídias sociais. 

Em um mundo em permanente transformação, o egresso do Curso de Jornalismo é capaz de utilizar as tecnologias para o melhor desempenho da atividade jornalística, tornando-se apto a planejar, executar e empreender na área de comunicação, com novos formatos, linguagens e modelos de projetos. 

Com base em uma formação que concilia capacidade profissional com valores humanísticos, ele está sempre aberto a trabalhar em equipe com profissionais de variados perfis e formações, adaptando-se a diferentes situações de trabalho e de atuação. Empenha-se também no sentido de garantir a diversidade de gênero e raça nos conteúdos produzidos e nas equipes em que for responsável. E como princípio universal inerente ao jornalismo, o egresso se propõe sempre a atuar pela democratização da informação e pelo letramento midiático nos diversos espectros da sociedade.

 

Conheça mais sobre nossos egressos:

Youtube
Assista na íntegra a visita de nossos ex-alunos para trocar ideias e falar de suas experiências fora da Universidade.

Fala, Pilotis
É o podcast que conta a trajetória dos ex-alunos do Departamento de Comunicação da PUC-Rio.

Entrevistas
Conversas com nossos egressos sobre os desafios da carreira e seus novos projetos.


PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA
DO RIO DE JANEIRO

Rua Marquês de São Vicente, 225
- Prédio Kennedy - 6° andar Gávea
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900
Cx. Postal: 38097
tel. +55 (21) 3527-1144 • com@puc-rio.br