Informes

Notícias

Craques do mercado à frente de disciplinas sobre coberturas especializadas

Conduzidas por professores com vasta experiência profissional, disciplinas optativas reforçam o alinhamento da graduação com o mercado: suas transformações, inovações, oportunidades. Os jornalistas André Trigueiro, Chico Otavio, Arthur Dapieve, Giovanni Faria e Alexandre Carauta qualificam estudantes para as coberturas ambiental, política, cultural, internacional e esportiva, respectivamente.

Na Globo há aproximadamente 30 anos, André Trigueiro tornou-se um dos principais especialistas em pautas relacionadas a sustentabilidade. Ele as aprofunda em reportagens especiais e no semanal Cidade e Soluções, da GloboNews, premiado programa do qual é editor-chefe. Também na emissora, Trigueiro integra o time de debatedores do Estúdio i.

Emergentes na vida contemporânea, as questões socioambientais são discutidas por ele em Jornalismo Ambiental. Criada pelo próprio Trigueiro, a disciplina articula-se com as demandas jornalísticas numa área cada vez mais importante à sociedade, ao mercado, aos rumos globais.

Pós-graduado em Gestão Ambiental pela Coppe/UFRJ, André Trigueiro é autor dos livros "Cidades e Soluções - Como construir uma sociedade sustentável", "Mundo Sustentável - Abrindo Espaço na Mídia para um Planeta em transformação”, “Mundo Sustentável 2 – Novos Rumos para um Planeta em Crise" e "Meio Ambiente no século XXI", entre outros. Ex-comentarista de sustentabilidade do 

Jornal da Globo, da CBN e da Folha de S.Paulo, coleciona reportagens premiadas, como as da série Água: o destino do século 21, agraciada com os prêmios Imprensa Embratel de Televisão e o Ethos – Responsabilidade Social; e Índios protegem a floresta com smartphones, com a qual conquistou o Prêmio Jornalistas & Cia / HSBC de Imprensa e Sustentabilidade.

Não menos premiado é o jornalista e escritor Chico Otavio. Suas reportagens investigativas, quase sempre ligadas às esferas de poder, lhe renderam, por exemplo, sete vitórias no Esso, principal premiação da imprensa brasileira. A primeira delas, em 1999, contempla a investigação jornalística sobre o atentado de 1981 no Riocentro.

No Globo desde 1997, o repórter especial mergulhou em passagens significativas da cena nacional dos últimos 25 anos, desde o submundo do crime carioca até implicações da Lava-Jato. As habilidades com as quais ele ajudou a radiografar essas histórias são ensinadas aos alunos e alunas de Jornalismo Político.

Um dos fundadores da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, Chico Otavio derivou parte de seus garimpos para livros como “Os porões da contravenção”, escrito com o jornalista Aloy Jupiara, no qual se debruça sobre a articulação do Jogo do Bicho com agentes da repressão; “Você foi enganado”, uma coleção de mentiras de ex-presidentes da República, desde 1920, escrita com Cristina Tardáguila; e “Mataram Marielle”, lançado há dois anos, escrito com Vera Araújo, que detalha o assassinato da vereadora Marielle Franco, em 2018.   

Igualmente reconhecido no mercado, o jornalista, escritor e crítico de música e cinema Arthur Dapieve é uma das grandes referências na cobertura cultural. Assim como Trigueiro, compõe o grupo de comentaristas do Estúdio i. Suas apreciações acuradas estendem-se ao mundo do futebol, em participações no canal SporTV.

Desdobrada na disciplina Jornalismo Cultural, a ligação estreita com os universos musical e cinematográfico permeia a carreira de repórter, cronista, editor e colunista em redações como as de O Globo e do Jornal do Brasil. Reflete-se também nos dez livros publicados, de “Brock – o rock brasileiro dos anos 80” a “Do rock ao clássico”, passando por “Maracanazo e outras histórias”. Dapieve ainda apresenta o programa Prelúdios, da Rádio Batuta, do Instituto Moreira Sales.

O jornalista Giovanni Faria, titular de Jornalismo Internacional, também acumula larga experiência em redações. Coordenou as produções jornalísticas da CBN e da Rádio Globo.

Com duas décadas no jornal O Globo, Giovanni contribuiu para amadurecer processos editoriais e gerenciais da mídia sonora. Formado também em Direito, emprega o pluralismo nas qualificações e práticas jornalísticas – especialmente valorizado no cenário multimídia.

Colunista de esportes da Veja Rio e ex-colunista do Lance, Alexandre Carauta participou, desde 1992, das coberturas de Copas e Olimpíadas, pelo Globo e pelo Jornal do Brasil, do qual também foi editor-executivo. Carauta apresentou, com Sérgio Carvalho, coordenador do Rock Bola, o programa O Negócio é Esporte, na Bradesco Esportes FM, primeiro talk-show de marketing esportivo do país.

Casos e bastidores dessas e de outras produções enriquecem o debate com os estudantes de Jornalismo Esportivo em torno das competências e frentes profissionais sob influência crescente das tecnologias digitais. Os alunos e alunas da disciplina têm a oportunidade de produzir reportagens e entrevistas para Veja Rio, Placar e Museu da Pelada.

Doutor em Comunicação (PUC-Rio), mestre em Gestão Empresarial e pós-graduado em Administração Esportiva (FGV-RJ), Carauta organizou, ao lado do também jornalista Roberto Falcão, a coletânea “Comunicação estratégia no esporte” (2022, Editoras PUC-Rio e Rebento), com prefácio de Arthur Dapieve. Escritos por profissionais e pesquisadores da área, com Marcelo Barreto, Sidney Garambone, Ronaldo Helal, Soares Jr., Mauro Silveira, Ricardo Mathias e Luiz Léo, os textos conjugam saberes e experiências de publicidade, marketing, jornalismo e gestão aplicadas no mercado esportivo.

 


PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA
DO RIO DE JANEIRO

Rua Marquês de São Vicente, 225
- Prédio Kennedy - 6° andar Gávea
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900
Cx. Postal: 38097
tel. +55 (21) 3527-1144 • com@puc-rio.br