Filme realizado por alunos de Cinema tem pré-estreia neste sábado

Idealizado e produzido por alunos de Cinema do Departartamento de Comunicação da PUC-Rio, “Trocando de Pele” terá sua pré-estreia neste sábado (03/12), no Estação NET Rio. Com roteiro e direção de Willy Johny, o filme tem no elenco Yan Albuquerque, Clara Vitória, Laura Vaz, João Vitor Nascimento e Alvaro Figueiredo, entre outros atores e atrizes.

O filme conta a história de Yan, estudante do curso de Farmácia e único negro em sua universidade. Durante a realização de um trabalho em grupo, ele é coagido pelos colegas a ser cobaia nos testes finais de um novo produto dermatológico. O que ele não sabe é que está prestes a ser submetido a um poderoso e irreversível experimento de embranquecimento de pele.

A ideia do filme partiu do desejo do diretor e roteirista, Willy Johny, de trazer ao debate a condição do "ser" negro em mundo feito para o "ser" branco. O diretor também tenta provocar um entendimento acerca de como essa branquitude afeta o negro e afeta o próprio branco. Dessa maneira, ele propõe uma narrativa dicotômica, em que, por um lado, tem-se o "negro-objeto" (o racismo pela ótica do negro) e, por outro, o branco-objeto (o racismo pela ótica do branco).