Sobre o curso

Atividades complementares

Atividades complementares para Jornalismo

20/09/2023

O aluno que ingressar no Curso de Comunicação Social deverá, obrigatoriamente, completar 16 (dezesseis) créditos (240 horas) em atividades complementares.  Essas atividades podem ser realizadas desde o primeiro semestre de matrícula no curso de Comunicação Social, a qualquer momento, inclusive durante as férias escolares, desde que respeitados os procedimentos estabelecidos neste regulamento.

Ao final do curso, o aluno só poderá colar grau e obter o diploma se tiver cumprido todos os créditos em atividade complementar.

 

Como cadastrar uma atividade?

O aluno deve cadastrar no PUC online.  A coordenação de atividade complementar irá aprovar ou não a realização da atividade.  Após a aprovação o aluno deve apresentar o comprovante da atividade realizada através do próprio PUC online.  O documento comprobatório deverá ser digitalizado e salvo em PDF ou ZIP.  O aluno tem um prazo estabelecido no sistema PUC online para apresentar o comprovante (documento comprobatório).  Após expirar o prazo o sistema não aceitará o envio do comprovante.  Atividades complementares cadastradas e não comprovadas no prazo são canceladas no sistema após um determinado período.

TODOS OS DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS DEVEM ESTAR EM PAPEL TIMBRADO, CONSTANDO O NOME COMPLETO DO ALUNO, A DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE, O PERÍODO DE REALIZAÇÃO E A CARGA HORÁRIA TOTAL OU SEMANAL.

icam estabelecidas as seguintes exigências para o aproveitamento das atividades complementares:

  • Congressos, seminários, ciclo de palestras, etc. – apresentar certificado ou declaração de presença;
  • Monitoria – apresentar declaração do professor-orientador;
  • Atividade de pesquisa (PIBIC, FAPERJ, TEPP, etc.) – apresentar declaração do professor-orientador;
  • Estágio dentro ou fora da PUC-Rio – apresentar declaração;
  • Artigos publicados – apresentar cópias dos artigos com a capa da publicação;
  • Apresentação de trabalho em e vento científico – apresentar cópia do trabalho apresentado;
  • Cursos de línguas – apresentar declaração ou certificado;
  • Intercâmbio de curta duração – apresentar declaração ou certificado.

 

O controle acadêmico do cumprimento dos créditos referentes às atividades complementares é de responsabilidade da Coordenadora das Atividades Complementares, profa. Lilian Saback, a quem cabe avaliar a documentação exigida para a validação da atividade.

É de total responsabilidade do aluno verificar no PUC online se o pedido de atividade foi aprovado, e se foi processado após a entrega dos documentos comprobatórios. Em caso de dúvidas o aluno deve sempre procurar a secretaria do Dep. de Comunicação Social.

Coordenadora das Atividades Complementares informará a carga horária atribuída para cada atividade complementar realizada, nos termos do item 5 (cinco) do presente Regulamento.

As atividades complementares não estão incluídas no limite máximo de 30 créditos que o aluno pode cursar em um semestre, e nem os créditos são considerados para efeito de disputa de vaga nas disciplinas.

 

Atividades complementares do Curso de Comunicação/Jornalismo – o que vale e carga horária máxima permitida:

 

 

 

 


PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA
DO RIO DE JANEIRO

Rua Marquês de São Vicente, 225
- Prédio Kennedy - 6° andar Gávea
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900
Cx. Postal: 38097
tel. +55 (21) 3527-1144 • com@puc-rio.br