Glória Maria: 'Jornalista é fiscal da sociedade'

O Brasil se despede neste 2 de fevereiro da jornalista e apresentadora Glória Maria, pioneira no telejornalismo nacional. Aos 73 anos, não resistiu ao câncer contra o qual lutava desde 2019. Formada da PUC-Rio, a ex-apresentadora do Fantástico e do Globo Repórter inspirou sucessivas gerações de profissionais com seu olhar incansável sobre pautas sociais.

Ao reencontrar a Universidade, num papo com estudantes em 2008, Glória reiterou a devoção ao interesse público, princípio convertido em histórias com as quais ela ajudou a radiografar o país, o mundo, e a embalar a televisão brasileira. O caso é lembrado pela diretora do Departamento de Comunicação, Tatiana Siciliano, em nota oficial:

"É com pesar que recebemos a notícia do falecimento da jornalista Glória Maria, egressa do curso de Jornalismo da PUC-Rio. A repórter foi pioneira na inserção das mulheres no jornalismo televisivo e iniciou um caminho de luta por maior representatividade e visibilidade étnico-racial. A jornalista também se destacou por suas preocupações sociais. Durante um período sabático na TV Globo, tornou-se voluntária em programas na Índia e na Nigéria para cuidar dos pobres.

Em 2008, Glória Maria retornou à PUC para uma conversa com as turmas de Comunicação. Na ocasião, deixou uma mensagem que resume o papel do jornalista, tão fundamental na luta contra a desinformação: 'O jornalista não é promotor, advogado de defesa ou juiz, mas fiscal da sociedade'.

O Departamento de Comunicação se solidariza com os familiares, amigos e admiradores desta profissional que marcou a história do jornalismo no Brasil".

Tatiana Siciliano, diretora do Departamento de Comunicação da PUC-Rio.

Créditos das fotos (capa e matéria): Ludmila Zorzi e Giselle Leitão/Comunicar