Cineasta Anna Azevedo conversa sobre filmes premiados e rumos do cinema no país

A cineasta e jornalista Anna Azevedo conversa com estudantes de Teoria e Crítica Cinematográfica, nesta sexta (10), às 11h, na sala K 116, sobre os rumos da produção de filmes no Brasil. Convidada pela professora Denise Lopes, ela também compartilha passagens da sua experiência cinematográfica e conta detalhes de filmes como Berinale Talent Dreznica, premiado como melhor longa no Festival de Brasília em 2021, e Dreznica, filme sobre o qual os alunos estão produzindo uma resenha crítica.

À carreira de diretora, Anna Azevedo soma uma consistente incursão acadêmica. Mestre em Comunicação Social pela PUC-Rio, pesquisa o audiovisual. Reúne trabalhos em cinema e em artes visuais apresentados em importantes festivais e instituições artísticas, como os festivais de Berlim, Roterdã, HotDocs (Canadá), CPH:DOX (Dinamarca), Cinema Verité (Irã), Bienal de Artes de Veneza e Museum of Metropolitan Art (MoMA, em Nova York).

A cineasta intergrou, em 2012, o grupo de 30 artistas convidados para a Rio Occupation London, evento oficial dos Jogos Olímpicos daquele ano que exibiu, em ruas e galerias da capital inglesa, peças produzidas pela nova geração de artistas do Rio. Anna recebeu vários prêmios, como o Berlin Today Award, da Berlinale, pelo filme BerlinBall, em 2008; e o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, pelos filmes Dreznica (2008) e Geral (2010). Em 2021, o documentário Saudade do Futuro, filmado no Brasil, Portugal e Cabo Verde, destacou-se como melhor longa no Festival de Brasília. Seu último trabalho foi a série Sem Bloqueio (SporTV).

Filmografia selecionada:

Saudade do Futuro (2021), melhor longa no Festival do Cinema de Brasília

Outono (2014).

O dia do caçador (2013), videoarte exibida na Bienal de Veneza e integrante da peça Labour in a single shot, trabalho coletivo concebido por Harun Farocki.

Janaína (2012), videoarte exibida no Sommerset House, em Londres, durante a Rio Occupation.

Geral (2010), curta-metragem. Prêmio Especial do Júri do Festival do Rio (2010) e prêmio da crítica no CinePE de 2010. Melhor curta-metragem documentário no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2011

Dreznica (2008), curta-metragem selecionado para a competição de curtas do Festival de Berlim de 2008.

O homem-livro (2006). Melhor Direção (Júri Oficial) e Melhor Filme (Júri Popular) no Festival de Brasília.

BerlinBall (2006), coprodução Brasil/Alemanha. Vencedora do Berlin Today Award no Festival de Berlim 2006.

Batuque na cozinha (2004), curta-metragem. Melhor filme, direção, roteiro, montagem e fotografia no Cine-PE.

Rio de Jano (2004), longa-metragem. Codirigido por Eduardo Souza Lima e Renata Baldi.