Martha Batalha apresenta livro em palestra para alunos da PUC-Rio

05/04/2023

Texto: Luísa Giraldo

Foto da capa: Paula Torquato

Uma palestra no Departamento de Comunicação da PUC-Rio foi cenário para uma apresentação do novo livro da jornalista e escritora Martha Batalha, colunista do jornal O Globo. A convite da professora Rose Esquenazi, conversou com os alunos sobre a obra, “Chuva de Papel”, e relembrou sua trajetória pessoal e profissional como repórter, cronista e escritora.

No bate-papo, Martha destacou histórias que viveu como aluna e profissional na PUC, bem como as oportunidades oferecidas pelo Departamento para que desenvolvesse potencial como jornalista. A autora procurou estabelecer uma relação entre o aprendizado no campo jornalístico e sua aplicação na escrita literária.

Quem também acompanhou a palestra foi o jornalista e professor Arthur Dapieve. Antigo colega de redação da palestrante, Dapieve comentou a trajetória profissional de Martha Batalha. O professor considera que a migração de jornalistas para a literatura, como é o caso dela, não é incomum na área devido à proximidade das duas linguagens. No entanto, Dapieve não acredita que esta situação seja uma tendência:

“O trajeto histórico no Brasil é de literatos virarem jornalistas. Essa chave virou no século passado com muitos jornalistas se tornando escritores e escritoras no país.”, disse ele, Arthur Dapieve.

Responsável por uma coluna de crônicas no “O Globo”, Martha explicou que aprendeu a ser jornalista na PUC, ao circular pelo campus à procura de fontes para o jornal da universidade. “O jornalismo me ensinou a organizar a informação na escrita, a mostrar primeiro o que é importante, a escrever sob pressão. Ele me mostrou histórias muito fortes sobre a condição humana e, também, a empatia por pessoas completamente diferentes de mim", conta.

Mediadora da conversa, Rose Esquenazi classificou como uma boa oportunidade a interação de Martha com os alunos para aprofundar as reflexões sobre o estilo “crônica”. “Ela é uma ótima escritora, muito bem- humorada, mas também irônica, com domínio do português. Ler os livros dela dá muita satisfação. Eu mesma já li dois e acompanho a coluna dela no ‘O Globo’”, destacou a professora.

O bate-papo completo da Martha com os universitários está disponível no canal do YouTube do Departamento de Comunicação da PUC-Rio.