Informes

Notícias

Curta feito por professoras participa do festival É Tudo Verdade

12/04/2023

Um passeio no Rio dos anos 1920, seus contrastes e movimentos, vai enriquecer o repertório do 28º Festival Internacional de Documentário É Tudo Verdade, entre os dias 13 e 23 de abril. Recém-realizado pelas professoras do Departamento de Comunicação da PUC-Rio Andréa França e Patricia Machado, o curta Bambambã integra a Competição Oficial da mostra. O filme será exibido em duas sessões do festival: dia 15, sábado, às 17h, na sala 1 do Estação NET Botafogo; e no dia 19, quarta-feira, às 14h30, na sala 4 do Estação NET Rio.

Na produção dirigida e roteirizada por Andréa, coordenadora de Cinema e Audiovisual da graduação em Estudos de Mídia, com pesquisa de Patricia, um cinegrafista viaja para a capital fluminense e filma a festa da exposição do Centenário da Independência, em 1922.  Enquanto isso, dois fotógrafos registram o avesso assustado desta celebração.

O curta caminha por imagens da confraternização pomposa e da demolição geral. Conjuga transitoriedade e permanência. Reflete a importância da harmonização entre memória, história e linguagem, ressalta Andréa:

“É maravilhoso ter o curta Bambambã selecionado para competição oficial do festival É Tudo Verdade! É um dos festivais mais importantes de documentário do mundo. A exibição do filme é o reconhecimento pelos pares (realizadores e produtores de cinema) de que a história, a memória e a pesquisa de linguagem com imagens são muito importantes nos dias de hoje”.

Bambambã (ficha técnica):

Direção: Andréa França / Pesquisa: Patricia Machado.

Narração: Willy Johnny.
Edição: Thiago Simas, Tainá Menezes, Andréa França.

Som: Gabriel Falcão.


PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA
DO RIO DE JANEIRO

Rua Marquês de São Vicente, 225
- Prédio Kennedy - 6° andar Gávea
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900
Cx. Postal: 38097
tel. +55 (21) 3527-1144 • com@puc-rio.br