Narrador do Sportv vê com otimismo parceria com plataformas de streaming

20/04/2023

Texto:Joana Macedo

Foto na capa:Paula Torquato

Após mais de 12 anos trabalhando como narrador no grupo Globo, Clayton Carvalho veio à PUC-Rio, a convite do professor Alexandre Carauta, compartilhar com os estudantes sua experiência e aprendizado, agora com destaque para a palavra versatilidade – virtude que precisou desenvolver na cobertura de diversos esportes. Como exemplo, lembrando a participação em três Olimpíadas, até o começo da parceria entre o canal por assinatura Sportv e a plataforma de streaming Amazon Prime, que tem como objetivo a divisão dos direitos dos jogos da Copa do Brasil.

O jornalista admitiu aos alunos do Departamento de Comunicação que precisou se adaptar à nova realidade, por atingir uma faixa etária mais diversificada do público alvo dos jogos: os que já têm acesso a diferentes plataformas e começam a se interessar pelas transmissões, e os entusiastas de futebol que também acompanham esse processo.

Na opinião de Clayton, cabe agora aos profissionais da área uma cobertura cada vez mais interativa, voltada ao engajamento. O apresentador acrescentou que se sente mais à vontade para incluir as séries da plataforma em seus comentários, o que aumenta sua liberdade de brincar no ar.

Quanto à coexistência entre as transmissões convencionais e as que são realizadas pelas plataformas de streaming, Clayton Carvalho demonstrou otimismo em relação aos impactos no mercado:

"A televisão deve se reinventar, mas, pela questão comercial, a tendência é a divisão dos direitos, como essas parcerias do Sportv com a Amazon e até do Esporte Interativo com o Facebook."

Clayton Carvalho respondeu a perguntas dos alunos sobre o comportamento dos narradores diante de manifestações por parte da torcida nos diferentes esportes durante as transmissões. Em sua avaliação, mesmo sem demonstrar opiniões pessoais, o profissional não pode deixar de registrar os sons e imagens que chegam ao público que consome aquele conteúdo.