Entidades debatem com professores e alunos volta da exigência do diploma de jornalista

31/05/2023

Texto: Camila Oliveira

Foto da capa: Paula Torquato

Integrantes de entidades representativas dos jornalistas profissionais participaram, no dia 25 de maio, de um debate organizado pela professora Patrícia Maurício (PPGCOM/PUC-Rio) sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que restabelece a exigência do diploma de jornalista para o exercício profissional da categoria. A proposta, já aprovada no Senado Federal e em tramitação na Câmara dos Deputados, torna sem efeito a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que, em 2009, pôs fim à obrigatoriedade do diploma.

Participaram do debate, que contou com a presença de alunos de diferentes disciplinas, integrantes da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio, Associação Brasileira de Ensino do Jornalismo (ABEJ) e Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Também como debatedor, participou o coordenador do curso de Jornalismo do Departamento de Comunicação da PUC-Rio, professor Leonel Aguiar.

Os debatedores foram unânimes em destacar a importância da formação acadêmica dos jornalistas, não só para o aprimoramento da profissão, como para que a sociedade possa contar com profissionais dedicados à luta pela democracia e pelos direitos humanos. O professor Leonel Aguiar sintetizou a importância de debates como o que foi realizado na PUC:

“A importância da realização do evento hoje é explicar aos alunos porque a categoria profissional dos jornalistas defende o diploma obrigatório para o exercício da profissão. A gente sabe que muitas empresas de jornalismo tem uma posição paradoxal, são contra a obrigatoriedade do diploma, mas só contratam estudantes que são formados em jornalismo”.

Você acompanha a íntegra do debate sobre a campanha pela volta da exigência do diploma de jornalista no canal do Departamento de Comunicação da PUC-Rio no Youtube.