Informes

Notícias

Parceria ABI/PUC-Rio começa a gravar depoimentos de jornalistas negros no século XXI

06/06/2023

Em parceria com a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), o Departamento de Comunicação, através do Curso de Jornalismo, deu início à criação de um acervo de depoimentos de jornalistas pretos que começaram a atuar no século XXI, com a intenção de preservar a memória desses profissionais e apresentar um diagnóstico da situação atual do mercado em relação à igualdade étnico-profissional da área. Coube a um jornalista veterano abrir a série: Rubem Confete, como é popularmente conhecido Rubem dos Santos. Aos 87 anos, o jornalista, cronista de carnaval e radialista contou, no depoimento, como foi sua trajetória.

O Coordenador do Curso de Jornalismo, Leonel Aguiar, classificou a parceria firmada entre a PUC-Rio e a ABI como de extrema importância para as duas instituições. Ele ressaltou que é uma honra para o curso de Jornalismo poder contribuir e fortalecer lutas antirracistas, junto com uma instituição centenária que luta em defesa da democracia, da liberdade de imprensa e expressão, como a ABI.

Por sua vez, o presidente do Conselho Deliberativo da ABI, Marcos Gomes, expressou a vontade de que o projeto cresça cada vez mais e resulte em um banco de dados de amplitude nacional. Marcos explicou a importância do projeto que, segundo ele, nasceu a partir de conversas com o professor Mauro Silveira, apoiadas por Leonel:

“É fantástico a gente começar a contar a nossa história, essa relação da ABI com a PUC. A iniciativa é fundamental para que possamos construir um acervo digital de jornalistas negros, para que esse acervo sirva de banco de dados para pesquisas, elaboração de trabalhos acadêmicos, uma infinidade de possibilidades. ”

O objetivo dos responsáveis, num primeiro momento, é acumular um número suficiente de depoimentos que permita o lançamento oficial da série na Semana da Consciência Negra, em novembro de 2023.

____________________

Texto por Camila Oliveira

Foto por Luísa Giraldo


PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA
DO RIO DE JANEIRO

Rua Marquês de São Vicente, 225
- Prédio Kennedy - 6° andar Gávea
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900
Cx. Postal: 38097
tel. +55 (21) 3527-1144 • com@puc-rio.br