Informes

Notícias

Livro de Itala Maduell reúne narrativas que iluminam a memória do Jornal do Brasil

Íntima das grandes redações, onde acumulou por quase duas décadas as experiências de repórter, redatora e editora, Itala Maduell casou a vivência jornalística com a não menos consistente carreira acadêmica. Os quatro anos mergulhados na trajetória de um dos principais jornais do país desembocaram na tese de doutorado, concluída ano passado, pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da PUC-Rio. Revestida de densidade historiográfica, a obra desdobra-se no livro JB, um paradigma jornalístico: Memória e identidade em narrativas míticas sobre o Jornal do Brasil, cujo lançamento virtual está programado para o GT Memória nas Mídias do 29º encontro da COMPOS.

Com prefácio da professora, pesquisadora e jornalista Carla Rodrigues (UFRJ), a obra articula narrativas de jornalistas em torno do JB que circularam nos últimos 50 anos em páginas do próprio jornal, livros de história da imprensa, livros-tributo, comunidades online e noutras iniciativas associadas à memória do jornalismo nacional. A publicação é uma versão despojada da tese de doutorado de Itala, orientada pela professora Vera Figueiredo (Pré-venda pelo site da Autografia Editora). A autora ressalta:

– Na pesquisa, fui em busca de entender as origens dessa estranha mania de jornalista admirar tanto o Jornal do Brasil, tido como modelo singular de jornalismo. Registro como se deu a construção dessa marca singular e articulo narrativas de jornalistas sobre o Jornal do Brasil, que circularam nos últimos 50 anos no próprio jornal, em livros de história da imprensa, em livros-tributo, nas redes sociais e noutras ações de memória.


PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA
DO RIO DE JANEIRO

Rua Marquês de São Vicente, 225
- Prédio Kennedy - 6° andar Gávea
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900
Cx. Postal: 38097
tel. +55 (21) 3527-1144 • com@puc-rio.br