Informes

Notícias

Jornalismo x meios digitais

As transformações digitais têm despertado recomposições e discussões significativas no meio jorrnalístico. Nelas se debruçaram 17 integrantes do Grupo de Pesquisa em Economia Política - PPGCOM PUC-Rio, coordenado pelo professor Leonel Aguiar, também coordenador do curso de Jornalismo da universidade. O resultado é o recém-lançado relatório "Plataformas digitais e a relação com o jornalismo". Organizada pelas professoras Patrícia Maurício e Lilian Saback, a publicação eletrônica empreende um mergulho profundo sobre os impactos e horizontes em torno do crescente entrelace entre essa vertente da comunicação e os meios e negócios digitais.

Os 12 textos reunidos nas 238 páginas transitam por temas como o duopólio de Google e Facebook, tratado logo na abertura do relatório, assinada por Patrícia Maurício e Leonel Aguiar; a relação do jornalismo comunitário com novas plataformas midiáticas; e o conflito do jornalismo multimídia com o modelo de mídia pública. O relatório também traça uma radiografia reflexiva das principais mídias sociais. Patrícia destaca a importância de aprofundar as reflexões sobre o resguardo, ou o ajuste, do papel social, democrático, do jornalismo em meio à construção dos novos formatos de negócios:

– Estamos numa transição do modelo de negócios do jornalismo. Empresas tradicionais não conseguem mais se sustentar apenas com a verba de publicidade, que se concentram hoje nas plataformas digitais. Isso tem efeitos no próprio conteúdo do jornalismo. Por isso, é hora de pararmos para entender o que está acontecendo e refletir sobre do que o jornalismo precisa para atender ao interesse público e à democracia. A partir daí, podemos construir os novos caminhos – propõe a coorganizadora do relatório.

Para ler a publicação, clique no link https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/series/EPC/EPC.php?strSecao=artigos

 

 

Queridas e queridos colegas, acabo de lançar, com meu grupo de pesquisa e convidados do grupo do Leonel, nosso relatório sobre a relação das plataformas digitais e o jornalismo. A apresentação é minha com o Leonel. Quem puder ler ou dar uma olhadinha, estamos abertos a retornos que ajudem a melhorar o trabalho de pesquisa.

Acesso pelo link: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/series/EPC/EPC.php?strSecao=artigos


PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA
DO RIO DE JANEIRO

Rua Marquês de São Vicente, 225
- Prédio Kennedy - 6° andar Gávea
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900
Cx. Postal: 38097
tel. +55 (21) 3527-1144 • com@puc-rio.br