Informes

Notícias

Documentarista mergulha nas artérias americanas inflamadas por batalhas socioculturais e políticas

Pouco depois de o assassinato de George Floyd desencadear uma onda de protestos nos Estados Unidos, o jornalista e documentarista Luís Nachbin, também professor da PUC-Rio, registrou a largada do movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam). O resultado é o longa Black&White, disponível nas plataformas da NET/Claro e Oi. Alma de repórter, Nachbin volta ao país para mergulhar nos bastidores da corrida à Casa Branca, uma das mais concorridas e representativas da democracia americana. "Não poderia estar distante de um momento histórico, talvez a eleição mais importante na história do país", justifica.

Ao partir para mais uma incursão nas artérias americanas, sob a pulsação do confronto entre o republicano Donald Trump, candidato à reeleição, e o democrata Joe Biden, Luís Nacbin não sabe exatamente quais produtos audiovisuais serão gerados desta viagem. Mas ressalta ter timado uma decisão importante: "Não comprei a passagem de volta". 

O documentarista acredita que, caso se conforme a derrota de Trump indicada pelas pesquisas, o jogo político ganhe desdobramentos efervescentes, inéditos. Assim apontam declarações de Trump e de uma parcela dos segmentos que o apoiam indicam.

"O que veremos a partir do anúncio do eventual fim da era Trump? Haverá, certamente, uma guerra na Justiça", projeta Nachbin. Ele completa: "Mas a guerra nas ruas já está em curso, desde 25 de maio de 2020, quando o joelho do policial Derek Chauvin sufocou Floyd por uma eternidade".

Mais do que a esgrima eleitoral, ele mira o caldeirão sociocultural sob o fogo alto observado nos Estados Unidos. Caldeirão cuja quentura pode aumentar ainda mais comas chamas políticas. Um processo deflagrado há quase seis meses, recorda Nachbin:

America is at war (América está em guerra) foi uma frase recorrente ouvida por mim, com a câmera ligada, em junho. Os Estados Unidos estão mesmo em guerra? Estão a ponto de entrar em guerra civil? Onde estará o fundo do poço do caos, em uma sociedade politicamente dividida como nunca se viu?"

Movido por essas indagações, o repórter multimídia aprofunda sua incursão nos Estados Unidos. "Como jornalista, documentarista e professor, só posso estar aqui, agora". Vem mais um documentário de ponta aí!


PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA
DO RIO DE JANEIRO

Rua Marquês de São Vicente, 225
- Prédio Kennedy - 6° andar Gávea
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900
Cx. Postal: 38097
tel. +55 (21) 3527-1144 • com@puc-rio.br