Nota máxima no Enade reforça excelência acadêmica e liderança do curso de Jornalismo

O curso de Jornalismo da PUC-Rio obteve a nota máxima (5) no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). O resultado, divulgado nesta semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, representa a inclusão no seleto grupo dos 21 melhores cursos do país que alcançaran a maior pontuação na avaliação do MEC.

O desempenho no Enade consolida o curso de Jornalismo da PUC-Rio em primeiro lugar no Estado do Rio de Janeiro e sétimo melhor do Brasil, no segmento das instituições privadas. Apenas 3% das universidades particulares do país obtiveram avaliação máxima no Enade. Na classificação geral, somando os 290 cursos de Jornalismo das instituições públicas e particulares, o da PUC-Rio ficou em 20º.

O Enade é feito por estudantes ao término dos cursos de graduação. Avalia conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas no período acadêmico. O exame também é uma condição para o aluno colar grau e receber o diploma. Contudo, não há uma nota mínima para aprovação.

Ao avaliar o desempenho dos estudantes quanto ao uso e à integração de conhecimentos adquiridos ao longo do curso, o Enade também possibilita que os cursos acompanhamem os resultados das ações pedagógicas. Para o diretor do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio, Leonel Aguiar, a nota máxima reflete esforços integrados de professores, coordenadores e alunos que convergem parav a excelência acadêmica: "Nosso time dee professores e nossos alunos realizaram um ótimo trabalho", sintetiza.

O coordenador de Jornalismo, Felipe Gomberg, destaca que o resultado expressa também a integração com os demais cursos e a muldisciplinaridade valorizada nas diretrizes pedagógicas. "Considerando que 168 alunos realizaram o exame, o resultado se torna aina mais expressivo. A nota 5 reforça a excelência do nosso curso de Jornalismo e da nossa graduação em Comunicação Social como um todo", acrescenta Gomberg.