O Departamento de Comunicação

O Departamento de Comunicação Social do Centro de Ciências Sociais da PUC-Rio oferece cursos de Graduação e Pós-Graduação de excelência, habilitando seus estudantes para o exercício profissional em Jornalismo e Estudos de Mídia.

Fundado em 1952, o Departamento de Comunicação Social formou centenas de profissionais que ocupam hoje altas posições nas mais destacadas empresas de comunicação do país. O objetivo do curso é aliar uma sólida formação intelectual, ética e humanista com o treinamento intensivo voltado para o mercado de trabalho.

Com isto, os estudantes do Departamento adquirem plena consciência de sua função na sociedade, preparando-se tanto para a prática profissional quanto para a produção de novos conhecimentos em Comunicação Social. Assim, os alunos que formamos irão se distinguir pela segurança para assumir graves responsabilidades no mundo profissional e no comando do processo de comunicação no Brasil.

O curso oferece duas opções: Jornalismo e Estudos de Mídia. Procura acompanhar os avanços acadêmicos e tecnológicos nas áreas oferecidas. Compromissado com a contemporaneidade, não se restringe à formação específica, pois seu próprio caráter interdisciplinar possibilita o diálogo com o universo mais amplo da cultura abrindo-se para áreas como Filosofia, Sociologia, Antropologia, Ciência Política e História.

Dispõe de recursos modernos como estúdio de televisão, ilhas de edição digital para TV e cinema, estúdio de som digital, salas de redação e de produção gráfica informatizadas, salas de projeção multimídia e centro de convergência de mídia, que compõem o quadro de aprimoramento prático oferecido pelo departamento.

Os alunos têm a oportunidade de realizar estágios remunerados, na própria Universidade, nas áreas de jornalismo, publicidade, rádio, televisão, fotografia, editoração e assessoria de imprensa. Tais estágios desenvolvem-se no Projeto Comunicar, núcleo de comunicação da PUC-Rio responsável pela publicação do PUC Urgente, informativo semanal; do Jornal da PUC, periódico quinzenal; da Revista Jovem, programa semanal na Rádio Catedral FM; e dos programas semanais da TV PUC na UTV, canal 16 da NET.

Laboratório de Edição de Vídeo
Laboratório de Edição de Áudio
Laboratório de Fotografia Digital
Sala de Projeção