Jornalismo

Conciliar uma tradição de quase 70 anos com as exigências de um mundo em transformação é o objetivo do Curso de Jornalismo da PUC-Rio, que juntamente com o novo curso de Estudos de Mídia coloca-se sob a gestão do Departamento de Comunicação da Universidade. Ao tornar a formação em jornalismo uma especificidade, o projeto pedagógico do Departamento segue rigorosamente as determinações contidas na Resolução nº 1 do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior (CNE/CES) do Ministério da Educação (MEC), de 27 de setembro de 2013, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Jornalismo (DCNs JOR) no país.

As mudanças tornaram-se necessárias também por conta das mutações tecnológicas no mercado de trabalho jornalístico, que já havia se transformado em função dos processos de informatização e digitalização capitaneados pela rede mundial dos computadores – a internet – radicalizados agora pela consolidação das mídias sociais e seu modelo de negócios. Desta forma, as transformações contemporâneas nas práticas jornalísticas precisam ser compreendidas pelos alunos e alunas da graduação para que possam desenvolver uma capacidade crítica em relação ao contexto em que seu trabalho será realizado. Para que possa acompanhar os novos processos produtivos que afetam a forma de distribuição e o modo de transmissão do conteúdo jornalístico, a nova grade precisa ser flexível. Ela deve acompanhar as intermitentes mutações no campo do saber, assim como as mudanças estruturais que a profissão atravessa.

O jornalismo no século 21: tradição e contemporaneidade

Ao analisar a trajetória e as exigências contemporâneas para este ramo do conhecimento, a diretora do Departamento de Comunicação da PUC-Rio, professora Tatiana Siciliano, reforça que o Jornalismo é um curso tradicional no Departamento de Comunicação e que desde 1952 vem formando profissionais atuantes, nacional e internacionalmente. A professora lembra que na última avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes o curso obteve a nota máxima.

– O curso conta com um quadro de professores experientes e de destaque no mercado de trabalho. Tem como diferencial formar egressos que conjuguem conhecimento prático, pensamento crítico e visão humanística – destaca Tatiana.

Toda a tradição de sete décadas contribui para atender as demandas contemporâneas da sociedade e do mercado. Ex-diretor do Departamento de Comunicação,e Coordenador do Curso de Jornalismo, o professor Leonel Aguiar destaca que o principal objetivo é formar jornalistas com elevada capacidade de reflexão crítica, responsabilidade ética e de competência teórica, técnica, tecnológica e estética. Todos esses atributos são respaldados pela conquista acadêmica do diploma superior de Bacharel em Jornalismo, chancelado pela PUC-Rio:

– Esse objetivo de formar jornalistas para atuar criticamente na profissão, a partir de uma perspectiva multimídia e transdisciplinar, significa cumprir a função social do jornalismo de produzir informação de qualidade, análises compromissadas com o interesse público, os direitos humanos e as liberdades democráticas – explica Leonel.

Outro objetivo apresentado pelo coordenador se inclui nos princípios que nortearam a estruturação do currículo do curso de Jornalismo. Leva em consideração a necessidade de uma formação intelectual ampla do estudante e, ao mesmo tempo, favorável à sua adaptação ao mundo do trabalho, num momento em que tecnologias digitais de informação e comunicação se tornam, no campo jornalístico, rapidamente superadas.

Desta forma, o Curso de Jornalismo da PUC-Rio visa à formação de um profissional que reúna valores como pensamento crítico; ética; humanismo; senso comunitário e sustentabilidade. O egresso também terá meios de desenvolver a busca por inovação, conquistar o domínio tecnológico e senso empreendedor. Por meio do curso, ele vai obter conhecimento dos formatos e linguagens dos meios de comunicação adaptados aos novos horizontes do áudio, audiovisual e do impresso, tendo sempre em vista as crescentes articulações nas plataformas midiáticas. Todo esse domínio das tecnologias digitais da comunicação e da informação será aplicado ao desenvolvimento de produções jornalísticas, como reportagens investigativas e conteúdos associados ao jornalismo de dados.

O domínio dos diversos processos vai conduzir à atuação nas variadas frentes da profissão: veículos de comunicação (canais de televisão, jornais, revistas, rádio, plataformas digitais); assessorias de comunicação, nos seus variados formatos e segmentos; comunicação corporativa (em empresas públicas e privadas); produtoras de áudio e vídeo; empreendimentos digitais. Todo esse aprendizado se soma ao desenvolvimento de processos de inovação e experimentação no campo do Jornalismo.

O novo curso de Jornalismo em implantação chega para dar continuidade a uma tradição de sucesso acadêmico, confirmado pela mais alta avaliação entre seus pares no ENADE. Entre outros valores, a inserção em um dos mais belos campus do país, localizado na Gávea, na Zona Sul do Rio de Janeiro, e parte de uma das mais tradicionais universidades do Brasil. A presença no campus da PUC-Rio garante aos estudantes uma constante troca de conhecimento e experiência com outros departamentos e unidades da instituição. No curso, o estudante de Jornalismo convive com valores como tradição, futuro inovação, excelência, tecnologia e crítica.

– Para uma breve definição do novo Curso de Jornalismo oferecido pela PUC-Rio, é possível dizer que ele tem as características necessárias à profissão: é digital, criativo, crítico e conectado a todas as telas. É mutante, tecnológico, transdisciplinar, com um pé na tradição e outro na experiência. Um olhar contemporâneo com visão no futuro. Interpreta dados analisa conjunturas e produz em rede – conclui o coordenador do curso, Leonel Aguiar.