Nova grade curricular do Curso de Jornalismo é fruto do trabalho coletivo dos professores

O processo de atualização curricular contou com a ampla participação do quadro docente envolvido com a proposta pedagógica de inovação no ensino de jornalismo. As contribuições para a matriz curricular do Curso de Jornalismo, que passa a vigorar em 2021, vieram da articulação docente realizada por afinidades de disciplinas e bases epistemológicas comuns.

“O trabalho coletivo resultou em uma matriz curricular que alia a longa tradição que a PUC-Rio possui no ensino de jornalismo com a inovação formativa que valoriza habilidades e competências associadas às temáticas da contemporaneidade digital”, destaca o coordenador do curso, professor Leonel Aguiar.

O resultado desse processo foi um cardápio de disciplinas planejado sob medida para o profissional do século XXI, o que levará o aluno a vivenciar ao menos seis diferentes laboratórios e oficinas de produção e quatro imersões em áreas de atuação do jornalismo especializado.

“O novo curso de jornalismo da PUC-Rio traz gêneros e formatos jornalísticos, passando pelas teorias do jornalismo, por temas fundamentais para o exercício da profissão, como ética, cidadania e uso da tecnologia”, explica o Coordenador-Adjunto, professor Felipe Gomberg.

Eixos de Formação

A nova matriz curricular atenderá aos seis eixos de formação propostos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Jornalismo.

- Eixo de fundamentação humanística
As disciplinas deste eixo têm por objetivo capacitar o aluno para o exercício profissional do jornalismo a partir de uma perspectiva transdisciplinar que abrange as áreas das Ciências Sociais e das Ciências Humanas.

- Eixo da fundamentação específica
Tem como proposta apresentar o solo epistemológico do jornalismo, para que durante a graduação o aluno adquira a competência para conceituar o jornalismo e suas práticas, assim como ter conhecimento sobre a cultura jornalística.

- Eixo de fundamentação contextual
Tem como base de estruturação a oferta de disciplinas que conectam o Jornalismo à área da Comunicação, incluindo os Estudos de Mídia, e que permitem ainda o diálogo com áreas conexas e afins como Informática, Estética e Economia Política.

- Eixo de formação profissional
Visa a fundamentar o conhecimento teórico e prático sobre o jornalismo, oferecendo disciplinas que familiarizem os estudantes com os processos de gestão, produção, métodos e técnicas de apuração, redação e edição jornalística.

- Eixo de aplicação processual
Trata dos suportes e das práticas jornalísticas; seu objetivo é capacitar o aluno com ferramentas técnicas e metodológicas para realizar o trabalho multimídia, privilegiando o jornalismo digital em rede.

- Eixo de prática laboratorial
As disciplinas deste eixo representam a ação pedagógica de integração entre teoria e prática jornalísticas em atividades laboratoriais de perspectiva multimídia inovadora e experimental.