Papo com Aydano combina empreendedorismo, esporte e carnaval

O jornalista e escritor Aydano André Motta personifica as transformações do mercado de comunicação impulsionadas na última década pelas práticas ciberculturais. Sem descuidar das competências amadurecidas nos 35 anos de jornalismo, boa parte dos quais em grandes redações, Aydano desdobra-se em empreendimentos que se estendem dos comentários esportivos no SporTV às pesquisa sobre o carnaval. Ele compartilha bastidores e desafios dessa rotina profissional versável no dia 17 de maio, às 17h, pelo Zoom (clique em https://youtu.be/NpIFdtpH5_Y para assistir essa palestra em nosso canal no YouTube).

"Vou contar aos estudantes como eu me reinventei profissionalmente diante das mudanças do mercado. Vamos conversar sobre o empreendedorismo na comunicação, sobre o que é preciso para se consolidar num mercado que valoriza crescentemente a iniciativa, a criatividade e a qualificação", adianta Aydano, prêmio Esso em 2012.

No papo organizado pelos também jornalistas e pesquisadores Luciana Brafman e Alexandre Carauta, professores do Departamento de Comunicação, Aydano André Motta vai lembrar também passagens marcantes e curiosas da carreira iniciada em 1986. Embora tenha se especializado na cobertura de cidade, em veículos como “Jornal do Brasil”, “O Dia”, “O Globo”, “Veja” e “Istoé”, ele manteve sempre um pé no esporte. Participa, como comentarista, de vários programas do canal Sportv.

Há 11 anos, conquistou o Prêmio Esso de Melhor Contribuição à Imprensa. Cultiva uma relação estreita também com o universo do carnaval. É autor de “Maravilhosa e soberana – Histórias da Beija-Flor” e “Onze mulheres incríveis do carnaval carioca”, da coleção Cadernos de Samba (Verso Brasil). Escreveu também "Da minha porta, vejo o mundo" e "Guardiões da alma carica", além do roteiro do documentário “Mulatas! Um tufão nos quadris”.