Informes

Notícias

Aula aberta sobre figurino para cinema, teatro e TV

A profesora Isabel Paranhos, do Departamento de Comunicação, promove na próxima quinta-feira (1), às 20h, pelo Zoom, uma aula aberta gratuita relativa ao curso de extensão "Figurino de época para cinema, teatro e TV". Para participar, acesse o link https://cce.puc-rio.br/sitecce/website/website.dll/folder?nCurso=aula-aberta-do-curso-de-extensao-figurino-de-epoca-para-cinema,-teatro-e-tv&nInst=cce (é necessário se inscrever para participar da aula aberta).

“Figurino de época para cinema, teatro e TV” integra a série de cursos ministrados por professpras da Comunicação na Coordenação Central de Extensão (CCE) da PUC-Rio. A professora Isabel Paranhos conjuga teoria e prática na construção de figurinos.

O curso começa dia 13 de julho e segue até 5 de agosto, às terças e quintas, das 19h às 22h. A proposta, destaca Isabel, é centrada na visão do figurino como "a carteira de identidade visual do personagem", situando-o no tempo e corpo históricos.

As aulas analisam trechos de filmes, séries e peças como pano de fundo às apreciações teóricas e às dinâmicas fundamentadas em referências e profissionais de diversos países. Aspectos relativos aos materiais usados na composição do figurino também são abordados, com base em projetos da professora Isabel Paranhos e de outros figurinistas. Isabel ressalta:

"O figurino é fundamental à construção dos personagens. É a pele que o ator irá vestir". Ela completa:

"Para construir um projeto de figurino, é necessário que o profissional tenha um bom conhecimento sobre o personagem na obra, sua história cronológica e características psicológicas e físicas. O figurinista é o criador não-verbal”.

O curso se propõe a desenvolver essas percepções e habilidades necessárias ao desenvolvimento de figurinos. Ao fim das aulas, apresenta um projeto baseado nos conhecimentos desenvolvidos e nas pesquisas realizadas. 

Mais informações sobre esses cursos, inclusive relacionadas às matrículas, estão disponíveis no site da CCE: www.cce.puc-rio.br

 


PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA
DO RIO DE JANEIRO

Rua Marquês de São Vicente, 225
- Prédio Kennedy - 6° andar Gávea
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900
Cx. Postal: 38097
tel. +55 (21) 3527-1144 • com@puc-rio.br