Informes

Notícias

Papo com executivos da Play9 e oficina de Gephi inauguram Núcleo de Tecnologia (NuTec)

Uma oficina sobre Gephi (ferramenta de visualização e análise de redes) e um seminário com executivos da Play9, maior network de Youtube do Brasil, inauguram, na próxima quarta-feira (18), as atividades do recém-criado Núcleo de Tecnologia do Departamento de Comunicação da PUC-Rio (NuTec). Programadas respectivamente para as 9h e as 18h, as iniciativas são gratuitas e abertas a estudantes de graduação e pós. Inscrições em https://ecoa.puc-rio.br/oficina-inaugural-do-nutec-gephi  e em https://ecoa.puc-rio.br/experimentacao-e-inovacao-na-comunicacao-como-a-tecnologia-tem-sido-aplicada-pela-play9.

“Convidamos todos os alunos e professores do Departamento a construir o futuro da Comunicação neste espaço aberto à inovação e cocriação”, ressalta o coordenador do novo Núcleo, professor Gustavo Robichez. Ele acrescenta:

“Estabeleceremos parcerias para fortalecer a conexão entre as práticas e oportunidades de mercado e o Departamento de Comunicação.”

A oficina e o seminário da próxima quarta expressam a proposta pioneira do NuTec, que estreita as articulações entre comunicação, tecnologia, produção científica para desenvolver projetos inovadores alinhados com os interesses sociais e com propósitos da Universidade. Robichez enfatiza a abertura do Nutec à inovação e à cocriação:

“Promoveremos a cultura da experimentação com tecnologia para que alunas e alunos do Departamento possam criar, prototipar e refletir sobre necessidades e riscos da nossa sociedade cada vez mais digital.”

O estímulo à experimentação, à capacitação inovadora e aos entrelaces com a sociedade e o mercado materializa-se nas ações iniciais do NuTec. O professor Marcos Barbato, um dos fundadores do Núcelo e coordenador da ênfase em Tecnologia e Comunicação do novo curso Estudos de Mídia, reforça o convite:

“A partir da próxima quarta, os estudantes já começam a curtir a agenda do Nutec. Vamos abrir os trabalhos com um evento campeão. Conversaremos com os executivos do maior hub de Youtube do Brasil, a Play9. Vamos mostrar, na prática, o poder da comunicação e da tecnologia, juntas”.

O papo com os sócios-fundadores da Play9 João Pedro Paes Leme e Marcus Vinicius Freire, além do diretor técnico (CTO) Helbert Costa, está marcado para as 18h da próxima quarta, dia 18. Fundado também pelo influenciador Felipe Neto, em 2019, esse hub de criação de conteúdo e formatos digitais opera a gestão de mídias sociais e canais no YouTube, assim como de inteligência digital para personalidades e empresas.

 

A conversa com executivos da Play9 será mediada pelos professores Gustavo Robichez e Marcos Barbato. Constitui uma oportunidade para conhecer e discutir melhor o potencial prático e os horizontes profissionais impulsionados pelo casamento entre comunicação e tecnologia. Aos alunos de graduação, a participação vale como atividade complementar. Inscrições em https://ecoa.puc-rio.br/experimentacao-e-inovacao-na-comunicacao-como-a-tecnologia-tem-sido-aplicada-pela-play9.

Ainda na próxima quarta, às 9h, a oficina de Gephi reunirá dinâmicas práticas com base num estudo de caso. Os participantes experimentarão aplicações desse software pelo qual se visualizam redes sociais, redes de informação e diversos outros conjuntos de dados.

 

As atividades serão coordenadas por Raul Pimentel, jornalista formado pela PUC-Rio e especialista em monitoramento e inteligência de redes e publicidade online; e por Italo Matias, graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba, com mestrado e doutorado pela COPPE/UFRJ. Não é necessário conhecimento prévio sobre a ferramenta para participar. Inscrições em https://ecoa.puc-rio.br/oficina-inaugural-do-nutec-gephi. A oficina também vale como atividade complementar aos alunos de graduação.

O NuTec nasceu com a nova graduação do Departamento de Comunicação – Estudos de Mídia –, curso do qual uma das ênfases é Comunicação e Tecnologia. Criado para expandir a crescente articulação das vertentes comunicacionais com a área tecnológica, o Núcleo contribui também para o curso de Jornalismo e outras formações do Departamento.

Em consonância com as transformações digitais, o NuTec conjugará oficinas, palestras, seminários, atividades de ensino e pesquisa e outras dinâmicas voltadas ao desenvolvimento de iniciativas inovadoras. Aprofunda, assim, a relação entre a Universidade e um mercado cada vez mais influenciado pela cibercultura.

Conhecimentos associados, por exemplo, a mídias sociais e suas métricas, inteligência artificial, ciência de dados, marketing digital e jornalismo de dados integram o universo de reflexões, experimentações e inovações fomentadas pelo NuTec sob o princípio da cocriação. Num constante diálogo com organizações de diversos setores, buscam expandir e impulsionar as práticas da comunicação na sociedade e nos ambientes empresariais.

Como destacou Gustavo Robichez, o NuTec pretende fortalecer a cultura de experimentação a partir de uma avaliação crítica de tecnologias. Desta forma estimula fomentando um modelo inovador de conexão entre a Universidade e as empresas.

 


PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA
DO RIO DE JANEIRO

Rua Marquês de São Vicente, 225
- Prédio Kennedy - 6° andar Gávea
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900
Cx. Postal: 38097
tel. +55 (21) 3527-1144 • com@puc-rio.br