Produção

Portfólio

Consumo, cultura do cancelamento, cashback. Veja as produções das turmas de Redação em Jornalismo

Dezenas de estudantes experimentaram, no primeiro semestre deste ano, ao menos parte dos desafios impostos pela pandemia na rotina profissional de repórteres e editores. Orientados pelo jornalista e professor Chico Otavio, os alunos das suas três turmas de Redação para Jornalismo pautaram, produziram e editaram, em plena quarentena, repórtagens sobre temas como consumo consciente e a onda do cancelamento nas redes sociais. As produções podem ser vistas nos respectivos sites, também elaborados pelos estudantes. Os links seguem abaixo.

O termo "cultura do cancelamento" foi o de maior destaque 2018 e 2019 no levantamento feito pelo Dicionário Macquarie. Corresponde ao movimento, disseminadio nas redes sociais, de interrupção do apoio a pessoa pública (artistas, políticos, esportistas) ou empresa em protesto contra a um determinado comporamento ou posicionamento político, ideológico. Com o cenário político polarizado no Brasil e a forte influência das fake news na dinâmica social do país, os alunos da turma 21A de Redação em Jornalismo Impresso do professor Chico Otavio foram atrás dos motivos que tornaram a cultura do cancelamento uma febre generalizada. Apesar de novo, o fenômeno é o retrato do comportamento social do brasileiro.
O resultado está na reportagem digital https://redacao2ia2020.wixsite.com/cancelamento.

Já a turma 2IB criou um site para abordar o crescimento do consumo consciente na sociedade contemporânea, especialmente no Brasil. Como os novos hábitos se aplicam na economia, na moda, na alimentação? As reportagens buscam responder essa pergunta a partir de um ponto de vista ecológico e social, incluindo o mundo pós-pandemia.
Podem ser vistas em https://redacao9jornalismo.wixsite.com/consumosutentavel.

Desenvolvido pela turma 2IC, o site https://redacaojornalismo1.wixsite.com/cashback enfrentou o desafio de explicar o sistema de cashback, um modelo de compras que cresce no Brasil alavancado pela ideia da restituição de parte do dinheiro gasto. Ao longo do período, os estudantes produziram reportagens sobre diferentes ângulos do sistema e sobre o impacto do avanço de ferramentas do cashback no Brasil, incluindo vantagens e problemas derivados derivados deste fenômeno.


PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA
DO RIO DE JANEIRO

Rua Marquês de São Vicente, 225
- Prédio Kennedy - 6° andar Gávea
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900
Cx. Postal: 38097
tel. +55 (21) 3527-1144 • com@puc-rio.br