Produção

Portfólio

Estimulados por Luís Nachbin, estudantes produzem crônicas audiovisuais sobre o atípico 2020

O atípico ano de 2020 exigiu mudanças, esperanças, redescobertas. Algumas delas serviram de partida para reflexões e trabalhos estimulados por professoras e professores do Departamento de Comunicação. Assim fizeram as turmas do jornalista e apresentador Luís Nachbin, professor de Telejornalismo e Laboratório de Telejornalismo. Eles produziram uma série de vídeos curtos em torno da histórica crise sanitária, suas feições, contradições, seus impactos, desdobramentos.

"Queria passar para os meus alunos o desafio de construir, como G2 (tarefa final de curso), uma crônica audiovisual sobre a pandemia. O ponto de partida foi pedir a cada aluno ou grupo para escolher uma música/letra que, de alguma forma, explícita, ou não, dialogasse com os últimos nove meses extremamente atípicos pelos quais estamos passando", conta o professor. "Escolher uma música que admirassem foi a forma de motivá-los a fazer audiovisual criativo e autoral", completa.

O olhar criativo e meticuloso de repórter é uma rotina que Nachbin exercita há 30 anos, e transporta para as salas de aula (ora virtuais). Só neste ano ele o aplicou em duas incursões nos Estados Unidos: uma para acompanhar os espocares iniciais do movimento antirracista Black Lives Matter, narrados no documentário Black & White (disponível no Canal Brasil e em plataformas de vídeo sob demanda do Now e Vivo); a outra para se debruçar na pulsação da corrida final à Casa Branca, que também deve render um documentário.

O apetite para esmiuçar fatos importantes contagiou as crônicas audiovisuais feitas pelos estudantes. Os vídeos combinam cargas musicais eloquentes com imagens que retratam este ano tão singular e marcante. Canções como "Sujeito de sorte", de Belchior, e "Paciência", de Lenine estão entre as trilhas selecionadas. Nachbin reforça a importância deste fio condutor:  

"A música escolhida poderia ser atual ou antiga; em português ou em outra língua. A letra não poderia ser editada. Ou seja, os alunos não poderiam cortar trechos da letra. Outro requisito era inserir, ao longo da música, outros áudios, que poderiam ser falas, entrevistas, manifestações", explica o idealizador.

Outro ponto destacado por Nachbin é o desprendimento das alunas e alunos para vencer dificuldades provocadas ou acentuadas pelas restrições da pandemia:

"Os estudantes editaram por conta própria, de casa. Alguns alunos bolsistas se viraram brilhantemente, pegando emprestado um celular melhor do vizinho para editar, mesmo assim com recursos limitados. Foi um trabalho muito, digamos, 'guerrilheiro', e isso me gerou muita satisfação como professor".

Várias desses vídeos estão disponíveis no YouTube. Podem ser vistos por meio dos links abaixo:

1- “Sujeito de sorte” (Belchior), de Ana Beatriz Cury e Victória Reis:
https://youtu.be/98-DxMqjI5w

2- “Think before you drink” (The Voidz), de Bruno Reis e Leonardo Rubens:
https://youtu.be/OteQswWBSXM

3- “Hotel das Estrelas” (Gal Costa), de Mariana Fontes:
https://youtu.be/bf7dxlpchqk

4- “Esquadros” (Adriana Calcanhoto), de Maria Fernanda Maia:
https://www.youtube.com/watch?v=JNRJTgsN8rU&feature=youtu.be

5- “Na raba toma tapão” (Niack), de Julia Carvalho e Lethicia Amâncio:
https://youtu.be/t8zCYcq4EcE

6- “Paciência”(Lenine), de Carolina Guimarães:
https://youtu.be/LJbNVwao8PA

7- “Here comes the sun” (Beatles), de Anna Beatrix Wery, Beatriz Carrilho e Felipe Gavinho:
https://youtu.be/3uP_Z4uymIk

8- “O cu do mundo” (Caetano Veloso), de Luiza Ferraz:
https://youtu.be/5YHqFITyKSs

9- “Cartomante” (Elis Regina), de Núbia Trajano: 
https://youtu.be/QmXhLifCQE4

10- “Metamorfose ambulante” (Raul Seixas) , de Camila Thomaselli:
https://www.youtube.com/watch?v=uI0ua3em2mM

11- “Melhor do que parece” (O Terno), de Luísa Gevaerd:
https://youtu.be/KA5LBZHKe5E

 


PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA
DO RIO DE JANEIRO

Rua Marquês de São Vicente, 225
- Prédio Kennedy - 6° andar Gávea
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900
Cx. Postal: 38097
tel. +55 (21) 3527-1144 • com@puc-rio.br