Texto: Joana Macedo
Foto da capa: Paula Torquato
O exercício do jornalismo com um olhar consciente para as necessidades daqueles que precisam receber a notícia, apesar de sua constante exclusão, foi uma das motivações da virada da carreira do jornalista e ex-aluno da PUC-Rio Edu Carvalho. Convidado pela professora Lilian Saback, Edu contou como trocou a CNN Brasil pelo site Maré de Notícias, em 2020, justamente para ajudar a comunidade a se manter informada no auge da pandemia da covid-19.
Durante a palestra, no dia 13 de abril, Edu Carvalho compartilhou com os estudantes sua trajetória de vida, em grande parte como morador da Rocinha, e sua experiência com o jornalismo comunitário. Ele destacou o objetivo desviar dos moradores das favelas a ênfase na violência e na desinformação. Na avalilação do jornalista, o sentimento de desamparo dos moradores das regiões periféricas, provocado pela falta de acesso à informação, impede que possam sonhar com o futuro que desejarem.
Ao falar sobre a cobertura da pandemia nas comunidades – tema da palestra – Edu defendeu a atuação do jornalismo como um serviço comunitário, abrangendo diferentes realidades e sempre com o intuito de informar. No fim da conversa, o jornalista apresentou o livro "Na Curva do S: Histórias da Rocinha”, que publicou em 2020, uma coletânea de contos baseados na realidade dos moradores para enfrentar a pandemia.
“Eu sabia que queria contar o que esse lugar (Rocinha) tem a dizer”, concluiu.
O encontro completo está disponível no canal do Youtube do Departamento de Comunicação da PUC-Rio.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA
DO RIO DE JANEIRO
Rua Marquês de São Vicente, 225
- Prédio Kennedy - 6° andar Gávea
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900
Cx. Postal: 38097
tel. +55 (21) 3527-1144 • com@puc-rio.br