Produção

Parcerias

Estreia segunda etapa da parceria do Departamento de Comunicação com ABI

08/07/2024

A diversidade regional é a marca da segunda temporada do Acervo Gustavo de Lacerda, que consolida a parceria entre o Departamento de Comunicação da PUC-Rio e a Associação Brasileira de Imprensa. Os seis episódios seguem o propósito de construção de uma memória da luta e da contribuição de jornalistas de etnias historicamente minoritárias para fazer da profissão uma das atividades mais nobres entre todas outras desenvolvidas pelo ser humano.

Jovens e veteranos, homens e mulheres, todos conectados com as transformações impostas ao exercício da profissão no século XXI e, ao mesmo tempo, comprometidos com os mais tradicionais e relevantes princípios do jornalismo, contam histórias de luta contra o racismo e o preconceito ainda presentes na sociedade brasileira. Com experiência nos mais diversos setores, estes profissionais reforçam o quanto é fundamental sua presença na construção de uma democracia plena – em todos os sentidos – como parte da luta contra a desigualdade brasileira.

Depoimentos

Na abertura de sua segunda temporada, o Acervo Gustavo de Lacerda ouviu a jornalista Valdete Lima, baiana de nascimento e carioca de formação. Ela conta como o jornalismo a ajudou na luta contra o preconceito e em defesa do movimento das mulheres e do sindicalismo.

 

Editora de texto da TV Globo, Cris Gomes enfrentou a miséria e o preconceito para conseguir estudar na rede pública e se graduar em jornalismo. Ela integrou a primeira turma de cotistas da UERJ.

 

Carioca de Botafogo, Ivan Accioly cresceu no bairro e construiu toda sua formação na escola e universidade públicas. Depois de uma carreira marcada pela militância contra o preconceito, hoje é empresário na área da comunicação corporativa.

 

Aos 27 anos, Luis Fernando Rodrigues Filho já tem uma intensa trajetória iniciada no interior gaúcho e consolidada no Rio de Janeiro. Ele acumula seguidores com as transmissões que faz do futebol africano, repleta de referências históricas e geopolíticas dos países que formam o continente.

 

Descendente de representantes de muitas etnias, incluindo indígenas, Ana Claudia Costa construiu uma história de sucesso como repórter na área de segurança. A trajetória da jornalista é marcada pela ousadia, desde os tempos de estagiária.

 

Ele nasceu no ano de 1938 em Minas, onde começou a trabalhar como fotógrafo lambe-lambe, para se tornar um dos mais importantes repórteres fotográficos do país. O trabalho levou Sebastião Marinho a correr o mundo e a conviver com personalidades nacionais e internacionais.

 

 


PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA
DO RIO DE JANEIRO

Rua Marquês de São Vicente, 225
- Prédio Kennedy - 6° andar Gávea
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900
Cx. Postal: 38097
tel. +55 (21) 3527-1144 • com@puc-rio.br