Informes

Notícias

Rigor na apuração, ótimos textos e um pouco de humor e ironia

08/11/2024

O fundador da piauí, João Moreira Salles, contou para os alunos como criou, há 18 anos, a publicação que se tornou referência na imprensa. Na primeira parte da conversa, João lembrou do encontro que teve com os jornalistas Marcos Sá Corrêa, Dorrit Harazim e Elio Gaspari, nos Estados Unidos, todos saudosos da Senhor e Realidade, que tinham sido fechadas anos antes. A partir daí, começou a ser desenhada a revista que não teria editorias fixas, como nos grandes jornais. Assim, ele acabaria com o “orfanato” e poderia atender o público que gostava de ler e discutir as principais questões do país, com altas doses de humor e ironia.


O professor Arthur Dapieve (esq.), João Moreira Salles, fundador da piauí, e o editor-executivo, Daniel Bergamasco. Crédito: Enzo Kreiger

Na segunda parte do encontro, foi organizada uma oficina de checagem com Marcella Ramos, Gilberto Porcidônio, João Felipe Carvalho e a produtora-executiva Raquel Zangrandi. Experientes ou não, os textos de todos os autores da revista passam pelo pente fino dos checadores e, no final, o resultado se torna mais confiável e verossímel. Existe, é claro, aqueles que não gostam de ser corrigidos, mas a equipe está do lado dos jornalistas e não contra eles. O próprio Moreira Salles afirma que é um alívio ter por perto uma equipe tão antenada, ele mesmo não se importa em ser corrigido. Na terceira parte do Seminário, os repórteres Yasmin Santos, Thallys Braga e Camille Lichotti ensinaram como escrever uma “esquina”, uma das marcas registradas da Piauí.


André Petry (à esq.), Yasmin Santos, Thallys Braga, João Felipe Carvalho, Raquel Zangrandi, Gilberto Porcidônio. Crédito: Enzo Kreiger

Moreira Salles acredita que o universitário é o público-alvo da publicação. Apesar de ter 60% de seu orçamento garantido a partir de um fundo patrimonial, a piauí precisa de assinaturas e publicidade. Mesmo tendo cortado o cordão umbilical da revista, o cineasta continua no conselho editorial, lê os textos, opina, sugere e acompanha os movimentos de sua cria que tem como mascote um pinguim de geladeira.

                                                                              


PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA
DO RIO DE JANEIRO

Rua Marquês de São Vicente, 225
- Prédio Kennedy - 6° andar Gávea
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900
Cx. Postal: 38097
tel. +55 (21) 3527-1144 • com@puc-rio.br