Jornalistas debatem com alunos processos de criação do livro-reportagem

06/05/2024

Três dos principais representantes do jornalismo investigativo do país vão participar de um debate em que contarão aos alunos como as reportagens que realizam podem se transformar em livros. Os debatedores são os jornalistas Chico Otavio – professor do Departamento de Comunicação da PUC-Rio – Vera Araújo e Sérgio Ramalho. O encontro será no dia 13 de maio, às 11h, na K 102 e terá mediação do professor Mauro Silveira.

Autor do recém-lançado “Queda Livre”, em coautoria com Isabela Palmeira, Chico Otavio é jornalista profissional desde 1985, tendo passado pela redação da Última Hora e pela sucursal de O Estado de S. Paulo antes de ingressar em O Globo, em 1997. Como repórter que sempre foi, conquistou seis vezes o Prêmio Esso, em categorias distintas, entre outras premiações. Professor de Jornalismo da PUC-Rio, ajudou a fundar a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

Vera Araújo é repórter investigativa em O Globo, além de advogada, tendo passado por Jornal do Brasil e O Dia. Entre os prêmios que conquistou, estão o Prêmio Especial Tim Lopes de Jornalismo Investigativo (2009), o Imprensa Embratel (2003), o Esso Sudeste (2009), o Tim Lopes (2010) e o Troféu Mulher Imprensa (2012). Em 2020, com o colega Chico Otavio, lançou 'Mataram Marielle', livro que ficou entre os cinco finalistas do prêmio Jabuti, na categoria Documentário e Biografia. Sua última obra foi 'O Plano Flordelis, Bíblia, Filhos e Sangue', em 2022.

Sérgio Ramalho é jornalista investigativo independente. Carioca, trabalhou nos jornais Hoje, O Dia, O Globo e nos sites UOL e The Intercept Brasil. É colaborador do programa Tim Lopes, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Como repórter, recebeu 18 prêmios nacionais e Internacionais, entre eles o Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), o Latino-Americano de Jornalismo Investigativo, o Vladimir Herzog, o Esso de Reportagem e o Grande Prêmio Barbosa Lima Sobrinho.