O Departamento amplia o atendimento aos estudantes com a inclusão do WhatsApp entre os canais de comunicação. Além dos e-mails da Graduação e da Pós-Graduação, os alunos e as alunas agora podem se comunicar também pelo WhatsApp da Graduação (21 97613-1610). "Neste caso, pedimos para que sejam encaminhadas apenas mensagens de texto'', orienta a coordenadora da Secretaria do Departamento, Valéria Pessanha.
A secretaria do Departamento de Comunicação opera em home office desde o início da pandemia. "Estamos funcionando normalmente. Continuamos atendendo a todos, virtualmente", esclarece Valéria. Com exceção do período atual de recesso, de 23 a 31 de deembro de 2021, as consultas podem ser feitas de segunda a sexta, das 9h às 17h, pelos seguintes canais de atendimento:
E-mail – Graduação: dir-com@puc-rio.br ou estudosdemidia@puc-rio.br
E-mail – Pós-Graduação: poscom@puc-rio.br
WhatsApp – Graduação: (21) 97613-1610 (apenas mensagens de texto).
Para facilitar o atendimento, seguem abaixo os esclarecimentos e orientações às dúvidas mais frequentes dos estudantes:
São atividades extracurriculares que os alunos devem cumprir por um determinado número de horas no decorrer da graduação. Elas são pertinentes à respectiva formação acadêmica. Veja as normas das atividades complementares:
- para quem entrou na PUC até 2021 (currículo antigo) – Cinema, Jornalismo e Publicidade
- para quem entrou na PUC a partir de 2021 – Estudos de Mídia
- para quem entrou na PUC a partir de 2021 – Jornalismo
O regulamento das atividades complementares, que faz parte do Projeto Pedagógico dos cursos (PPC), está disponível aqui.
Acessar o PUC Online (SAU online), clicar no item “atividade complementar” e cadastrar as informações sobre a atividade realizada. Recomendamos que o aluno acompanhe o status da atividade cadastrada. Quando estiver “aprovada a realização da atividade”, o aluno deve fazer o envio do material comprobatório em PDF ou Zip (upload). É preciso estar atento ao prazo de envio do material: o sistema não permite o envio fora do prazo.
Para outras informações sobre atividades complementares, clique aqui.
Os alunos podem se inscrever no nivelamento de português desde o seu primeiro semestre na universidade. As provas podem ser realizadas diversas vezes até que seja atingido o nível III (pontuação de 6,0 a 6,9). A Coordenação Central de Graduação envia e-mail para o aluno que está devendo o nivelamento, como também divulga no PUC Urgente o período de inscrição. As provas são realizadas ao final de cada semestre e são aplicadas no mesmo dia para todos os alunos inscritos.
Para mais informações, mande mensagem para nivelamento@puc-rio.br
Acessar o site da PUC-Rio em “serviços”, clicar em “recursos humanos” e, em seguida, nos itens “protocolo eletrônico” e “acesse aqui”.
Link de acesso: http://spadm.puc-rio.br/gerencia-recursos-humanos
A DAR emite essa declaração. A solicitação é feita pelo site da PUC. O aluno deve ir em “rotina acadêmica” e clicar em “requerimentos acadêmicos”. A opção é escolhida em “atestado de matrícula”. Segue o link de acesso: http://www.ccpa.puc-rio.br/sap/
A disciplina CRE1163 – Ética Profissional não é mais oferecida. Na matrícula, no ajuste de matrícula ou no De/Para, o aluno deve se inscrever na disciplina CRE1175 - Ética Socioambiental e Direitos Humanos.
São cinco dias de matrícula, com três blocos de agendamento por dia. Os dois primeiros blocos do primeiro dia ficam reservados aos prováveis formandos. Os demais blocos destinam-se ao restante dos alunos, ordenados de acordo com o CR acumulado e o total de créditos obtidos frente ao total de créditos do currículo. Estes dois parâmetros têm o mesmo peso. Ou seja, seguindo a fórmula:
(CR acumulado + (total de créditos obtidos) / (total de créditos de seu currículo)) / 2
Em 2020.1, a pedido da CCG (Coordenação Central de Graduação), os alunos com 30 créditos obtidos ou menos passam a ter prioridade na ordenação: eles são ordenados após os dois blocos de prováveis formandos e de um bloco dos alunos estrangeiros de convênio do CCCI (Coordenação Central de Intercâmbio). Sendo assim, os alunos que não pertencem a nenhum destes grupos especiais ficam ordenados a partir do último bloco do segundo dia de matrícula.
O contato com a tesouraria pode ser feito por telefone (3527-1048 / 3527-1028) ou pelo protocolo eletrônico: http://spadm.puc-rio.br/gerencia-financeira/paginas/default.aspx
Enviar o documento para o e-mail prot@puc-rio.br
No PUC Online, seção restrita, o aluno pode verificar quais documentos foram entregues e quais estão pendentes.
A assinatura da ata de colação de grau é feita em formato digital durante a pandemia. O aluno deve acessar o site da PUC, ir em “rotina acadêmica” e clicar em “requerimentos acadêmicos”. Entrando no sistema, escolha a opção “assinatura da ata de colação de grau”.
Veja o calendário com as datas alternativas de assinatura da ata: http://www.puc-rio.br/sobrepuc/depto/dar/calendario/#ccg_formatura
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA
DO RIO DE JANEIRO
Rua Marquês de São Vicente, 225
- Prédio Kennedy - 6° andar Gávea
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900
Cx. Postal: 38097
tel. +55 (21) 3527-1144 • com@puc-rio.br