Informes

Notícias

Diversidade de temas entre profissionais convidados marca Semana do Audiovisual

Esporte, jornalismo, tecnologia e entretenimento estão entre os diferentes temas que foram abordados na Semana do Audiovisual, nos dias 14 e 16, terça e quinta-feira. O evento é promovido semestralmente pelos professores do terceiro período, com objetivo de compartilhar com os alunos a experiência de profissionais consagrados do mercado de Comunicação. Durante duas tardes, os estudantes acompanharam as palestras dos convidados, com oportunidade para fazer perguntas e tirar dúvidas sobre questões ligadas ao trabalho nas áreas de áudio e vídeo.

Quem abriu a semana, às 13h, foi o repórter esportivo Marcelo Courrege, da TV Globo, que vai falar sobre sua vasta experiência como correspondente internacional, com destaque para a recente cobertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Na sequência, às 15h, os convidados foram João Pedro Paes Leme e André Boaventura, executivos da empresa Play9, maior hub de Youtube do Brasil, que reúne comunicação e tecnologia. Na última palestra do dia esteve presente o jornalista Carlos Eduardo Eboli, apresentador e comentarista das Rádios CBN/Globo e comentarista do canal Sportv. Há 20 anos à frente do programa CBN Esportes, Eboli tem na bagagem a cobertura de cinco Copas do Mundo e quatro Olimpíadas.

Já na quinta-feira a primeira palestra foi de Thati Narciso, do time de Aquisição de Direitos de Entretenimento da Globo, com experiência em curadoria de conteúdo, aquisição e estratégia de programação para TV e VOD. No currículo, cinco anos na programação do GNT. Na sequência foi a vez de Alberto Renault, diretor de televisão, escritor, roteirista e cenógrafo. Ele é idealizador dos programas Casa Brasileira e Arte Brasileira, do GNT. Para fechar a Semana do Audiovisual, os professores Alexandre Carauta, Creso Soares Júnior Júlio Lubianco conversaram sobre produção e apresentação de podcasts, com base na experiência profissional de cada um. Carauta foi apresentador do programa O negócio é esporte, da Rádio Bradesco FM e roteirista do podcast da Agência Lupa. Creso apresenta o Estúdio R, podcast de não-ficção da Editora Rocco. E Júlio apresenta o podcast do BRIO, que discute jornalismo, carreira, mercado e tecnologia.

Links da Semana do Audiovisual:

Terça-feira:

13h - Marcelo Courrege
https://www.youtube.com/watch?v=ZDQjZVQZjU4

15h - João Pedro Paes Leme + André Boaventura
https://www.youtube.com/watch?v=7Hwo9TWZc88

17h - Carlos Eduardo Eboli
https://www.youtube.com/watch?v=HIISxyLz-1Y

 

Quinta-feira:

13h - Thati Narciso
https://www.youtube.com/watch?v=XuzKeXnWsYA

15h - Alberto Renault 
https://www.youtube.com/watch?v=8eAY2_WCn08

17h - Creso Soares Jr. + Julio Lubianco + Alexandre Carauta
https://www.youtube.com/watch?v=A4gcc3f9HYE

 


PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA
DO RIO DE JANEIRO

Rua Marquês de São Vicente, 225
- Prédio Kennedy - 6° andar Gávea
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900
Cx. Postal: 38097
tel. +55 (21) 3527-1144 • com@puc-rio.br