Pós oferece oficina gratuita de Gephi, ferramenta de análise de redes

O Núcleo de Tecnologia (NuTec) do Departamento de Comunicação da PUC-Rio e o Programa de Pós-graduação em Comunicação convidam os alunos de graduação e pós-graduação para uma oficina gratuita sobre Gephi, no próximo dia 19, às 18h. Com o apoio da Faperj, a iniciativa vai reunir estudos de caso e atividades práticas ligadas a uma das ferramentas mais populares de visualização e análise de redes.

Inscrições em https://ecoa.puc-rio.br/oficina-gephi-atividades-praticas-e-estudos-de-caso

Com esse software, é possível visualizar redes sociais, redes de informação e uma série de outros conjuntos de dados. A oficina vai aplicar dinâmicas a partir de estudos de caso. Para realizá-las, não é necessário conhecimento prévio sobre Gephi. A atividade vale como atividade complementar aos estudantes de graduação.

Professores:

Raul Pimentel é jornalista pela PUC-Rio e atua na área política com monitoramento e inteligência de redes e publicidade online.

Italo Matias é graduado em ciência da computação pela Universidade Federal da Paraíba, com mestrado e doutorado pela COPPE/UFRJ.