Informes

Notícias

Departamento oferece apoio a alunos interessados no intercâmbio da PUC-Rio

Estão abertas até o dia 20 de maio as inscrições para os alunos que quiserem se candidatar aos Programas de Intercâmbio Acadêmico oferecidos pela PUC-Rio para todas as áreas. A iniciativa da Coordenação Central de Cooperação Internacional (CCCI) é parte do processo de internacionalização que faz da PUC-Rio a mais importante universidade brasileira no setor, ao proporcionar aos alunos possibilidade de ter acesso a muitos cursos conveniados em diferentes países no mundo. Para maior esclarecimento sobre o processo, a CCCI oferece um encontro virtual para tirar dúvidas nesta quarta-feira, 16 de março, às 16h, por meio da plataforma Zoom. Alunos de comunicação contarão com a presença da professora Itala Maduell, que coordena o apoio aos alunos do Departamento interessados no intercambio.

Os candidatos aprovados nos programas de intercâmbio podem cursar as instituições para as quais forem selecionados pagando normalmente suas mensalidades à PUC-Rio. O programa também abrange os bolsistas, que têm o benefício mantido. No caso do Departamento de Comunicação, desde setembro de 2019 a professora Itala Maduell (ítala@puc-rio.br) está à frente da Coordenação de Intercâmbio.  Nesse período, a professora vem orientando alunos à procura de instituições estrangeiras que atendam a suas necessidades. O acompanhamento, sempre em sintonia com o CCCI, acontece em todas as fases do processo, incluindo a volta dos estudantes que, pelas normas do programa, precisam cursar pelo menos um período antes de se formar pela universidade. Itala destaca que no primeiro momento o objetivo é o acolhimento dos candidatos em potencial.

- A minha função dentro do Departamento é acolher esse aluno, conversar com ele sobre expectativas. Ou seja, uma primeira conversa para pensar em universidades que ele pode escolher, tirar dúvidas, encaminhar para o atendimento da CCCI para que ele participe de todo esse processo de seleção.

O trabalho de Itala Maduell prossegue após o retorno dos alunos à Universidade. É o momento em que, em conjunto com o estudante, ela analisa a equivalência do que foi estudado nas instituições estrangeiras, dentro de uma perspectiva abrangente, para garantir o aproveitamento nas disciplinas que fazem parte das atuais habilitações do curso de Comunicação.

A professora explica que o processo é simples. O aluno vai validar na volta as disciplinas que fez em outras áreas, ou como eletivas ou como disciplinas da própria grade curricular. Ela lembra, porém, que a CCCI estabelece critérios para que o candidato seja selecionado para o intercâmbio:

- Existe uma série de avaliações nessa seleção. Por exemplo, se o CR (Coeficiente de Rendimento) do aluno está entre os maiores do seu Departamento. Existe um limite mínimo do CR, como ocorre no Enem, para ser selecionado no programa. Na grande maioria, os alunos já chegam a mim com as informações da CCCI, trazendo apenas questões pontuais. Conversamos, procuramos tranquilizar sobre suas escolhas, saber de alguém que já tenha ido como foi a experiência. Mas normalmente eles vêm com uma pesquisa inicial muito bem feita.

Entre as possibilidades oferecidas pelo intercâmbio está a obtenção de bolsas de estudo, que podem ser concedidas pela própria PUC-Rio, pelo critério do desempenho acadêmico, ou por instituições públicas ou privadas.

Em relação aos primeiros passos para a seleção no intercâmbio, a coordenação existente no Departamento de Comunicação contribui para a conquista da vaga por parte dos seus alunos, que concorrem com colegas de toda a universidade. Nesse sentido, a coordenadora de Intercâmbio, Itala Maduell, apoia com orientações importantes: o funcionamento da banca de professores responsáveis pela seleção, o processo de escolha da universidade com base nos diferentes interesses do candidato e conversas que podem dar mais tranquilidade aos alunos do Departamento para participar do processo.

Itala considera que, além de beneficiar os estudantes, o intercâmbio traz uma grande contribuição para a PUC-Rio. Segundo ela, os alunos ganham experiência e maturidade, compartilhada com os colegas em aulas e debates. Ela avalia que a Universidade também se beneficia com os resultados do intercâmbio:

- O intercâmbio reforça o esforço da PUC-Rio no processo de internacionalização. É o que temos observado no mercado da Comunicação nos últimos anos. Vimos muitos profissionais brasileiros partindo para trabalhar na Europa, nos Estados Unidos, aumentando as possibilidades de uma desejada globalização.

As inscrições começaram em 7 de março e vão até 20 de maio. O encontro virtual desta quarta-feira para responder às dúvidas pode acessado ser pelo link:

https://puc-rio.zoom.us/j/98561369387?pwd=Z1RqcjNzVHJRRkRjSXk2VUlQcUlIUT09
ID 985 6136 9387
Senha 012546

Os alunos de Comunicação que desejarem se candidatar ao intercâmbio podem procurar a Secretaria do Departamento ou entrar diretamente em contato com a professora Itala Maduell para marcarem atendimento on-line pelo endereço: itala@puc-rio.br.

 


PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA
DO RIO DE JANEIRO

Rua Marquês de São Vicente, 225
- Prédio Kennedy - 6° andar Gávea
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900
Cx. Postal: 38097
tel. +55 (21) 3527-1144 • com@puc-rio.br