Projeto expande debate sobre profusão de imagens contemporâneas

O crescente fluxo de imagens, exponenciadas por meios online e offline, instiga uma conjugação de conhecimentos para melhor compreendê-lo, para refletir sobre suas implicações socioculturais, econômicas, políticas. Ao encontro desta proposição interdisciplinar, o Departamento de Comunicação lança o projeto-piloto Imagens em tudo. Passa a compartilhar regularmente, com os demais departamentos da Universidade, disciplinas que enriquecem tal debate. Estimula, assim, a troca de conhecimentos e experiências em torno da exuberância imagética – seus significados e papeis na sociedade contemporânea.

Para o segundo semestre (2022.2), o Departamento oferece, a alunos e alunas dos cursos de graduação da PUC-Rio, as disciplinas Imagem e Som – práticas, teorias e estéticas (COM1220); Introdução aos Meios e Ambientes de Comunicação (COM1221); e Iniciação à Pesquisa (COM1171). Uma das idealizadoras de iniciativa, a coordenadora do curso Estudos de Mídia, Cláudia Pereira, destaca:

“Nosso objetivo é promover o entendimento e a interpretação de diferentes tipos de imagem. E, a partir disso, produzir discursos por meio delas”.

Cláudia ressalta também o caráter interdisciplinar de Imagens em tudo, assim como seu compromisso com a formação acadêmica e cidadã:

“O projeto é uma iniciativa do Departamento de Comunicação pela interdisciplinaridade. É, também, uma contribuição para a formação acadêmica e cidadã de estudantes de outros cursos, já que saber ler e fazer circular as imagens, sempre com pensamento crítico, se torna cada vez mais necessário para qualquer pessoa, na contemporaneidade”.