Informes

Notícias

Projeto expande debate sobre profusão de imagens contemporâneas

O crescente fluxo de imagens, exponenciadas por meios online e offline, instiga uma conjugação de conhecimentos para melhor compreendê-lo, para refletir sobre suas implicações socioculturais, econômicas, políticas. Ao encontro desta proposição interdisciplinar, o Departamento de Comunicação lança o projeto-piloto Imagens em tudo. Passa a compartilhar regularmente, com os demais departamentos da Universidade, disciplinas que enriquecem tal debate. Estimula, assim, a troca de conhecimentos e experiências em torno da exuberância imagética – seus significados e papeis na sociedade contemporânea.

Para o segundo semestre (2022.2), o Departamento oferece, a alunos e alunas dos cursos de graduação da PUC-Rio, as disciplinas Imagem e Som – práticas, teorias e estéticas (COM1220); Introdução aos Meios e Ambientes de Comunicação (COM1221); e Iniciação à Pesquisa (COM1171). Uma das idealizadoras de iniciativa, a coordenadora do curso Estudos de Mídia, Cláudia Pereira, destaca:

“Nosso objetivo é promover o entendimento e a interpretação de diferentes tipos de imagem. E, a partir disso, produzir discursos por meio delas”.

Cláudia ressalta também o caráter interdisciplinar de Imagens em tudo, assim como seu compromisso com a formação acadêmica e cidadã:

“O projeto é uma iniciativa do Departamento de Comunicação pela interdisciplinaridade. É, também, uma contribuição para a formação acadêmica e cidadã de estudantes de outros cursos, já que saber ler e fazer circular as imagens, sempre com pensamento crítico, se torna cada vez mais necessário para qualquer pessoa, na contemporaneidade”.

 


PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA
DO RIO DE JANEIRO

Rua Marquês de São Vicente, 225
- Prédio Kennedy - 6° andar Gávea
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900
Cx. Postal: 38097
tel. +55 (21) 3527-1144 • com@puc-rio.br