Instituto Moreira Salles apresenta site Testemunha Ocular em evento nesta quinta

Em parceria com o Instituto Moreira Salles (IMS), o Departamento de Comunicação promove nesta quinta-feira (22) às 15h, na sala K102, o evento “Fotojornalismo: uma aventura que se renova” (link do Zoom). Parte das comemorações dos 70 anos do Departamento, ele terá as presenças dos representantes do IMS Flávio Pinheiro e Mauro Ventura e dos fotojornalistas Sérgio Moraes e Márcia Foletto. Além das palestras, haverá apresentação do site “Testemunha ocular” e mostra do trabalho dos fotojornalistas convidados. A mediação é do professor Mauro Silveira.

O jornalista Flávio Pinheiro atuou como repórter da Folha de S.Paulo no Rio. Entre suas várias funções no jornalismo brasileiro, foi editor-assistente na revista Veja, editor-executivo do Jornal do Brasil, diretor de redação da Veja Rio. Também foi editor dos sites NO. e Nomínimo, além de exercer o cargo de editor-chefe do jornal O Estado de S.Paul. Ainda como gestor, foi diretor geral do Instituto Moreira Salles (2008-2020). Atualmente Flávio Pinheiro é consultor do site de Fotojornalismo do IMS , Testemunha Ocular.

Mauro Ventura é editor do site Testemunha Ocular, dedicado a preservar e difundir o passado e o presente do fotojornalismo brasileiro. Antes de trabalhar com imagens, ele sempre atuou, desde 1985, como jornalista dedicado ao texto. Exerceu diversas funções em veículos como Isto É, Jornal do Brasil e O Globo, onde assinou de 2007 a 2018 a coluna Dois Cafés e a Conta. Com a reportagem “Tribunal do Tráfico” venceu os prêmios Esso e Embratel. Como escritor, foi um dos vencedores do Prêmio Jabuti com o livro “O espetáculo mais triste da terra – O incêndio do Gran Circo Norte-Americano”. Também atuou como editor de não ficção brasileira da editora Objetiva, como professor e como executivo de Comunicação.

Márcia Foletto começou a trabalhar como fotógrafa aos 18 anos. Depois de passar por vários jornais diários do sul do Brasil, entrou para O Globo em 1991, onde participou de coberturas históricas, como a Eco-92, a chacina de Vigário Geral, em 1993, os desastres de Mariana, em 2015, e de Brumadinho, em 2019. Ao longo da carreira, foram muitas premiações nacionais e internacionais, como o Prêmio Petrobrás de Fotojornalismo, em 2017, com uma série sobre o desastre de Mariana, e o Prêmio Rey de Espanha, em 2016, com uma foto da série Os Miseráveis, que retratou o aumento da pobreza no Estado do Rio de Janeiro. Ela também participou de várias exposições.  Atualmente, Márcia trabalha na produção de reportagens especiais para O Globo.

Filho, irmão, tio e pai de fotógrafos, Sérgio Moraes começou sua carreira como freelancer para as revistas Exame e Veja, em 1980. Sérgio passou por várias redações de publicações como Placar, IstoÉ, Folha de S. Paulo, Jornal do Brasil, O Dia, O Globo, até chegar à agencia de notícias Reuters, em 1995, em Brasília. Deixou a agência em 1997 para compor a primeira equipe do maior diário de esportes do Brasil, o Lance!. Sérgio cobriu três Copas do Mundo e seis Olimpíadas, vários Grand Prix de F1, viagens de três Papas, eleições, violência, cultura e muitos carnavais. Em 2001, voltou para a Reuters onde, a partir de 2016, atuou como Chefe de Fotografia no Brasil. Hoje, em carreira solo, Sérgio segue colaborando com a própria Reuters.