Seminário discute relações entre as plataformas digitais e o jornalismo

O Grupo de Pesquisa Economia Política da Comunicação da PUC-Rio/CNPq e a Associação Brasileira da Imprensa (ABI) promovem, nesta segunda-feira (21/11), na sala K102, o seminário Plataformas Digitais e o Jornalismo, que vai debater a complexa relação do jornalismo com as plataformas digitais hegemônicas de comunicação, especialmente Google e Meta. O evento, que vai das 9h às 18h15h, reunirá pesquisadores acadêmicos, integrantes da imprensa e o terceiro setor.

Ao coletar compulsoriamente dados dos seus usuários e traçar seus perfis, Google e Meta oferecem publicidade dirigida, e concorrem deslealmente com os veículos de imprensa pela verba publicitária. Além disso, tornam-se grandes distribuidores de notícias no lugar dos veículos. As duas empresas tornam-se mecenas de alguns veículos para evitar ações judiciais e regulação.

Também serão debatidos os direitos trabalhistas dos jornalistas no contexto de plataformização, e as saídas para esta concentração de poder e dinheiro que impactam o jornalismo e a democracia.

O seminário tem a seguinte programação:

MESA 1 (9h às 10h45) – Plataformas, audiências e a concorrência com o jornalismo

MEDIAÇÃO – presidente da ABI, Octávio Costa

PALESTRANTES

- Patrícia Maurício: coordenadora do Grupo de Pesquisa EPC PUC-Rio/CNPq;
- Greyce Vargas: doutoranda, membro do Grupo EPC PUC-Rio/CNPq.
Tema:
- Disrupção do modelo de negócios do jornalismo pela concorrência com a internet pela publicidade, especialmente com o duopólio Google/Facebook;
- Google, Facebook e, em menor escala, Twitter, como distribuidores de conteúdo: poder de veto, distribuição por meio de algoritmos que servem ao lucro das plataformas e não ao interesse público;
- Jornalismo refém das métricas de audiência das plataformas.
Intervalo

MESA 2 (11h às 12h45) – Os veículos jornalísticos nas mãos das plataformas

MEDIAÇÃO – Luciana Brafman, Pesquisadora do Grupo de Pesquisa EPC-PUC-Rio, professora da PUC-Rio.
PALESTRANTE – Jornalista Luís Nassif, criador do site GGN

- Marcelo Auler, conselheiro da ABI, criador do blog Marcelo Auler Repórter

Tema:
- Google e Facebook como “mecenas” de veículos, jornalistas, e eventos acadêmicos escolhidos por eles, como forma de conter ações judiciais e pressões por direitos autorais.

INTERVALO PARA ALMOÇO

MESA 3  (14H30 às 16h15)

MEDIAÇÃO – Vítor Iório, diretor responsável pela Comissão de Educação da ABI e professor titular do IRID/ UFRJ.
PALESTRANTES – Marcelo Auler, conselheiro da ABI
- Gabriela Ferreira, pesquisadora do Grupo de Pesquisa EPC-PUC-Rio e doutoranda na Universidade Nova de Lisboa.
- Carmen Pereira, diretora do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro.
Tema:
- Direitos trabalhistas dos jornalistas no contexto de plataformização; a questão do diploma.

MESA 4 (16h30 às 18h15)
MEDIAÇÃO – Mariana Palmeira, pesquisadora do Grupo de Pesquisa EPC-PUC-Rio, professora da PUC-Rio e doutora em Direito.
PALESTRANTE – Bia Barbosa, integrante do Diracom e representante do 3º setor no CGI.br.
Tema:
- Regulação existente, em debate e proposta no Brasil e outros países: proteção de dados pessoais (os quais são usados violando leis e os próprios termos de uso das empresas), direitos autorais e antitruste.