Programação especial e guia reforçam boas-vindas aos calouros de Comunicação

O Departamento de Comunicação deu as boas-vindas aos calouros com uma programação especial, na sexta passada (3). Às 14h, os estudantes foram acolhidos, no ginásio da Universidade, pelo decano Centro de Ciências Sociais (CCS), professor Francisco de Guimaraens. Em seguida, encontraram-se, na sala K 102, com a diretora do Departamento, Tatiana Siciliano, e os coordenadores de Estudos de Mídia, Cláudia Pereira, e de Jornalismo, Leonel Aguiar, e outros professores e professoras da Comunicação.

“Damos as boas-vindas às alunas e aos alunos de Estudos de Mídia e Jornalismo. Durante o tempo universitário, vocês irão se transformar e ampliar seus horizontes. Também vão nos transformar, como docentes, como resultado dessa interação. Afinal, comunicação significa partilhar, pôr em diálogo", enfatizou Tatiana.

Os calouros receberem informações importantes sobre os cursos de graduação – suas disciplinas, dinâmicas, ênfases –, sobre a rotina da área técnica-administrativa, sobre as oportunidades de estágio no Departamento, sobre a integração com o campus, e conheceram salas de aula, laboratórios, estúdios e outras instalações que farão parte da formação profissional. Também tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e expor expectativas e sugestões em relação à vida universitária. O professor Marcelo Alves, coordenador da ênfase em Tecnologia e Comunicação Corporativa do curso de Estudos de Mídia, destacou o incentivo a aplicações de avanços digitais em diversas frentes da comunicação.

A programação foi concluída com a abertura do ano letivo pelo reitor, padre Anderson Antonio Pedroso, S.J. Ele ressaltou a tradição comunitária da PUC-Rio, desdobrada no revigorado compromisso com a plularidade, com a integração de saberes, experiências, trajetórias acadêmicas. Acompanhada por estudantes, pais e professores, a cerimônia contou com as apresentações do coral e da orquestra da PUC-Rio, aplaudidos de pé.

Para facilitar a largada no mundo universitário, o Departamento de Comunicação oferece, aos calouros, um guia com as principais informações sobre o próprio Departamento, os cursos, a Universidade e o campus.