Equipe de jornal comunitário da Maré se reúne com alunos de Comunicação

05/04/2023

Fundado em 1999, o jornal O Cidadão sempre pautou sua trajetória por uma comunicação direta com os moradores das 16 comunidades que formam o Complexo de Favelas da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Para contar essa experiência, três integrantes da equipe estiveram na PUC-Rio, no dia 4 de abril, a convite das professoras Patrícia Maurício e Lilian Saback, das disciplinas Economia Política das Mídias e Mídias Locais. Os convidados foram a coordenadora da publicação, Carolina Vaz, o fotógrafo José Bismarck e a estagiária Rayssa Castro.

Na conversa com os estudantes, os jornalistas destacaram a atuação do jornal como instrumento de comunicação comunitária, utilizando em seu site linguagem coloquial, além de recorrer a vídeos e podcasts. Entre os assuntos mais frequentes, O Cidadão cobre pautas de interesse público, como o cotidiano da comunidade, além de publicar o perfil de pessoas influentes na Maré. Uma das preocupações da equipe é apontar os problemas da região sem expor seus moradores. Um exemplo de atuação foi a campanha de esclarecimento que o jornal realizou durante a pandemia da covid-19.

Você acompanha o encontro da equipe de O Cidadão com os estudantes no canal do Departamento de Comunicação da PUC-Rio noYoutube.

Texto: Camila Perecmanis